O Picareta
Era visto em qualquer lugar com aquela cabeleira vasta, louro autentico de olhos azúis, tipo galã de meia tigela mas com cara de malandro. Meu sexto sentido nunca duvidou que aquele sorriso era sorriso de golpista.
Eu pensava comigo: Puxa vida, talvez seja preconceito de minha parte ficar julgando as pessoas pela aparencia, afinal, conheço vários primos e irmãos que são trabalhadores, honestos e fieis cumpridores de seus deveres. E partindo daquela premissa que "os dedos da mão não são iguais" e realmente não são, eu relaxei.
Certa vez, ofereci a ele meu produto, como representante que sou no ramo textil e ele desdenhou dizendo que trabalhava apenas com primeira linha e que um dia se resolvesse trabalhar com pequenas industrias de roupas populares, talvez comprasse o meu jeans.
Foi assim, os anos se passaram e ele ganhou a confiança de outros fornecedores de "primeira linha" e eu fiquei na minha.
Um belo dia, ele me chama e pergunta o preço do meu indigo blue e me faz um pedido de 5.000 ms. para "experimentar" e alegou que a linha "Brastemp" que ele trabalhava estava muito caro. Fiquei desconfiado e como se diz, não comi a broa e sai por ai perguntando se alguém sabia de alguma coisa. Afinal, ficar imaginando que aquele ato foi apenas devido a uma dose exagerada de maconha, seria pouco provável.
Ninguém me disse nada, ninguém sabia de nada.
Fizemos o Serasa, SCI, nada tudo em ordem, grandes volumes de negócios sendo feitos e pagos pontualmente e com regularidade.
Mesmo assim, tive um "tic" e mandei apenas 2.000 ms. para serem faturados, aproximadamente R$10 mil. Ele recebeu a mercadoria e ainda achou ruim.
- Pô, essa sua empresa além de fabricar segunda linha ainda não entrega direito?
Fiquei calado, me desculpei e no final do ano, a bomba.
Ele havia sumido (seus parentes me deram a noticia de que ele havia ido pros EEUU e que o rombo na praça estava proximo dos 500 mil. Minha representada levou um prejuizo de R$10 mil, poderia ter sido 30 mil e ainda me estornou a comissão.
Quatro anos se passaram e o vagabundo continua lá na terra dos comedores de hamburgueres torrrando o dinheiro dos fornecedores e zombando da nossa inocencia. Se pelo menos, ele tivesse sido metralhado por um daqueles soldados de fronteira com o México com o Tio Sam... rss. Tem "base". ????
Por isso eu digo sempre, quando voce souber de alguém que saiu daqui da terrinha natal e foi pra lá cuidado, a maioria absoluta deles é picareta, ladrão e vai pra lá pra farrear com o seu dinheiro.
E quando não é por dinheiro, é porque está fugindo de alguma outra situação.
Existem excessões, sabemos disso. Mas são muito poucas.
Passados os 4 anos, o bicho tá de volta e pasmem, ele montou uma firma com um laranja e conseguiu credito na minha representada, usando outro representante.
Quando soube, bloquei o seu nome, avisando a empresa, mas me senti um avestruz, querendo enfiar a cabeça num buraco, não sei se de vergonha ou se de raiva.