Ditinho na Carroça
Bão, bagunça de verdade é só com molecada de verdade não é! Foi assim... A turminha marcou sair cedo, iriam jogar uma pelada com o time do Quiririm. E assim estavam todos debaixo da figueira exatamente as oito da manhã. A caminhada até o campinho do Quiririm seria longa. É um sobe e desce danado. Eram ao todo sete santos com auréolas, incluindo o Ditinho. Não caminharam nem um quilômetro dos quatro quando ia passando o senhor Sauro, um padeiro Italiano loiro e grandão que vinha toda semana em Pinda comprar farinha para sua padaria, a Santo Sauro.
Seo Sauro vinha com sua charretinha puxada por uma mula baia toda lustrada, forte como três cavalos, estava ela rebocando uma charrete, quatro sacas de farinha e o seo Lauro... Ditinho espertalhão gritou... Carona seo Sauro!
Os demais gostaram da idéia, pois caminhar seria cansativo.
Ditinho é mister disse Quinquim, Minézinho empolgado deu três vivas, fazendo gargalhar os demais... E Ditinho fez o seu olhar magnânimo com um sorrisinho espertalhão!
Seo Lauro dá uma carona pra nóis até o campinho do Quiririm?
O Italiano sempre simpático freou a mula, o breque fez um barulho estranho, mas tudo bem. Ele deixou a criançada subir...
A mula se falasse, diria: “essa molecada quer acabar comigo”
Eitha felicidade, assim foram os primeiros setecentos metros, pois se depararam com a primeira colina...
Criançada desce porque a mula não agüenta subi assim carregada! Aproveita ai e dá uma força empurrando. E assim seguiram o “subidão”. Chegando ao topo, seo Sauro ao frear a charrete percebeu que o freio estava com um problema, antes mesmo que todos montassem na pequena caçamba, para evitar um acidente o Italiano pediu que eles ajudassem a segurar o veiculo, pois o breque esta falhando! E lá foram eles segurando a condução... Terminava a descida não se rodava setecentos metros e começava uma subida...
Cinco exatamente... Subidas. Cinco exatamente... Descidas. Chegaram ao campinho. O temido time que Ditinho jogava era conhecido como “timinho do Bosque” arrasava na região. Mas nesse dia perderam de oito a dois do “timeco” do Quiririm, pudera estavam exaustos, voltar seria mais que uma penitencia do Padre Geraldo quando tá nervoso...
No caminho de volta começou a discussão, foi culpa sua diz um, não tua diz outro, não é do goleiro afirma o acusado... Epaaaa! Será que vocês são bestas? Questiona Minézinho! Será que vocês não percebem porque perdemos... E os demais se olham surpresos querendo saber qual a razão!
Simples! Diz Miné. A culpa é do Ditinho que nos fez trazer aquela carroça pesada do Italiano até aqui! Chegamos todos quebrados uai. E pior vocês não perceberam que a mula deu até uma risadinha na hora que chegou lá?
E não é que Minézinho tem razão!
Vixe! Esnobaram o Ditinho por mais de um mês!