" DEPOIMENTO DE ROCEIRAS"

Valdemiro Mendonça

Duas senhoras residentes no campo foram chamadas à delegacia da cidade para prestar um depoimento sobre um fato acontecido e presenciado por elas. Sentadas defronte ao delegado e seu ajudante de ordens que já estava em posição para anotar os pormenores do ocorrido, elas foram inquiridas pelo delegado. As senhoras viram o que aconteceu no caminho quando o senhor Zé Piradim vulgo, “Zé três pernas” desferiu um golpe nas nádegas da sua esposa dona Zefina barbada? Nóis cá viu seu delegadu. Então por favor, conte o que aconteceu, mas não é preciso que falem as duas. Conte a senhora o que viram dona Cambeva. ( A, pois, pó xá cumigu qui ieu contu turdim acuma cunteceu sô moçu. A cumadi Divina tinha idu drumi mais ieu, quer dizê na merma casa, num foi na merma cama he, he, he ela drumiu nu chãu.) Esta certa dona Cambeva continue: (Apois intoncis ela drumiu la mordi qui nu otru dia nóis ia vim ca na cidadi mordi comprá sar e quiroseni e uns metru di xita mordi nóis fazê us vistidus pra festhia di São Juãu nu méis qui vem. Bãum nóis si alevantô e cuemu o café bem na horinha cu galu canto e ieu ainda si alembru di tê faladu pra Divina: óia é meiór nóis levá nossas (cutuca maridu)**** Mordi qui nóis podi pegá chuva nu camim, ela falô que tumem achava iguár. Aí nóis tumemu café e fumu. Nóis saiu cus “picuá”*** e as cutuca maridu, eu caminha e cumadi cadela. Nóis andô bem uma meia légua e começô a dispuntá o dia, andemu mais um muncadu e o dia si acrariô di veiz, nóis ia rinu mordi cas juriti i as rulinha si ispantava cum nóis i vuava quera uma belezura di si oiá, tinha tantu Passarim, nossa mãe, nóis viu inté jacu, passupretu, canarim tinha di montãu. Foi aí qui nóis viu nu retão dos pega égua, dois vurtus um di homi otru di muié, nóis fico inté sussegada mordi qui si tinha muié nóis num curria pirigu di argum homi pegá nóis a força, qui nem fizeru ca fia do doquinho qui cabô imbuchada e ela num sabi inté hoji quar dus trêis é o pai du bruguelu. Condi nóis passô pru elis era num lugá cu camim si alaigava um pôcu e nóis já tinha vistu cu homi era o Zé treis perna e a muié deli a Zurca duidinha, Eli tava carreganu a sua vara de tocagadu e ela tava quilibranu uma gamela cheia di taioba na cabeça. Condi nóis foi passanu o Zé treis perna falô: Êta muiés das bunda grandi sô, a muié deli a zurca duidinha achu qui fico aciumadhia mordi qui nóis ieu mais Divina riu Du trem ca queli sem vregonha falô e na mesma horinha ela xingô ele di fio da puta, foi intãu queli xuxô a vara de tocagadu na bunda da duidinha qui saiu gritanu pela istrada afora dexanu uma Carrera di sangui adondi passô. (Nóis saiu correnu patrais e vortemu pa casa e só hoji qui nóis saiu de lá pa tendê o chamadu du sinhô delegadu). E foi só issu. Apois ta certu, as senhora podem ir embora sossegada que nós já anotamos tudo, uma boa viagem para as senhoras e muito obrigado pelo seu comparecimento. (Sim sinhô intoncis nóis já vai qui vai chuvê né Divina? Vai sim, intoncis vomijá, vomo sim qui ta pinganu).

Enredo = histórias caipiras.

Contista = Trovador das Alterosas. Igual ao próprio nariz.

*** “Cutuca Marido” Sombrinha com ponta rombuda e curta. Com as quais as esposas cutucavam a bunda dos maridos quando estavam andando em fila indiana e moleiravam.

*** “picuás” Espécie de embornal de duas partes sendo que ao meio da ligação geralmente de pano grosso, havia uma cavidade para se enfiar a cabeça e dividir o peso da mercadoria ficando uma parte suspensa e apoiada no peito e outra nas costas.

Trovador

Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 30/04/2012
Código do texto: T3642365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.