a vIDA DO SEU jUCA CAPITULO 09 PAGINA 27>-<29

Capitulo 09 pagina 27&#61671;>28

pressão d”água e também puchou alguns pontos de onde ele poderia se quisessem inregar o que ele viesse a plantar”.

Próximo da cerca ele plantou uma centena de eucalipto, também plantou chuchu, vagem e pepino.

Os homens do IBAMA acabaram as medições e foram embora e o velho seu Juca começou a fazer a pocilga e a granja já tinha arado as terras e estava esperando vir às sementeiras para aplicar as herbicidas para depois ele gradear e plantar as respectivas plantas, isso tudo demorou uns três meses e quando saiu o alvará do tanque, seu sitio estava todo plantado.

Ai ele fez o lago pós napa preta no fundo, para impermeabilizar o solo e começou a carregar água para as duas caixas e quando isso não a acontecia era encaminhada para o lago toda às águas de chuva que ele pudesse.

Com a ordem na mão ele terminou o grande açude, gastou muitos metros de napa, quanto a represa vir encher demais ou mesmo arrebentar isso não ocorreria, pois ela sendo negativa se enchesse demais ela só transbordaria por cima da depleção, que a cercava o lago como em condições normais.

A mesma quantia que entrava era a que saia, a granja foi mais fácil de fazer, pois era só fincar seis pés direito, no meio colocar o ponto mais alto para fazer a diferença das águas, fecharem todos os lados inclusive à parte cobertos com tela de pocilga e depois com tela de passarinho para evitar predadores, e depois colocar na cobertura napa preta fixa e nas laterais as napas ficariam penduradas podendo ser abaixadas ou levantadas, dependendo da temperatura. Nesse meio de tempo veio uma chuvinha e molhou bem, as terras e com isso apareceram às sementeiras e ai foi aplicado o herbicidas.

Cada qual para o que se ia plantar, depois ele passou a grade e a plantadeira, enquanto ele aguardava que o que ele semeou nascesse ele foi atrás dos frangos de quarenta dias, e comprou seiscentos pintainhos, providenciou uma estufa, e o colocou eles ali e foi tratando, também foi atrás dos suínos da raça Ladrasse.

Que é um tipo de porco mais adaptado para o abate e em cinco mês pode chegar a cento e vinte quilos de peso em pé.

Com os porcos foi um pouco mais difícil, pois ele, o seu Juca teve de achar um criadouro e comprar o animais na barriga da porca, e cuidar deles ate nascerem e ajudado por um médico veterinário, ele fez exatamente isso, e na hora do parto, ele mais o ventirionario cortaram os dentes dos porquinhos, e mediram e pesaram e cuidaram até que os mesmos tivessem a idade de dois meses que é a idade boa para o desmame, e ai foi posto na polciga com dês em cada uma e cada piquete deste tinha uma parte de terra fechada, com alambrado e cheio de turbeculos plantado para que os porcos tivesse a pachorra de procurar o que comer, e assim criar músculos e não gorduras.

E também arrumou um caseiro para lhe ajudar nos serviços, este se chamava André e a mulher do caseiro não era renomeada, mas como andava só atrás da dona Amelha ela acabava ajudando de alguma forma e como pagamento dona Amelha sempre lhe dava algumas coisas, para ela levar para sua casa.

E um ano se passou, e o velho seu Juca colheu de tudo o que plantou, uma parte foi usada ali no sitio pelo seu Juca, e seu caseiro, e o excedente foi vendido, e ai ele passou a viver só do sitio e seu salário ele guardava inteirinho, os frangos ele soltava na parte da tarde num piquete cheio de mato e os bichos se divertiam, já os porcos ele também soltava, mas onde estava plantado o tubérculo de diversos tipos, com os porcos ele fazia a seguinte dieta de manhã ele dava setecentos grama de farelo de soja para cada animal e depois soltava no piquete onde os animais ficavam cavando e procurando comida no sob solo, com isso ele criava músculos e não gordura, e com cinco meses estavam pesando de cento e vinte a cento e cinqüenta quilos gramas, e a cada sete dias ele vendia verdura produzida no sitio e em quarenta dias era às vezes dos frangos de corte, e estes ele primeiro ia vender nas ruas da cidade onde pegava bons preços, se sobrava ai ou ele rematava no matadouro de aves, ou na.

Rua mesmo, na rua em. Primeiro lugar ele as vendia por cinco reais a cabeça e depois no abatedouro a setenta centavos o quilo, sendo que cada frango em pé dava uns dois quilos e quatrocentas gramas.

E com isso o velho seu Juca estava ficando rico, pois alem de guardar todo eu pagamento no banco, ele ainda guardava parte que sobrava das vendas do que se produzia.

Dos filhos do seu Juca o mais velho o Getulio teve três filhos, sendo duas mulheres que se chamavam Érika e Elaine e o rapaz Robson os três advogados como o pai inclusive eles operavam no mesmo escritório. Seu filho do meio o Jarbas, teve um e era Engenheiro.

E o Rubinho era Administrador de Empresa teve um casal o mais velho era o Zé Carlos e a moça se chamava Luzia e era médica pediatra, o Zé Carlos era bancário, trabalhando como caixa e era este que quando o casal

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 26/04/2012
Reeditado em 27/04/2012
Código do texto: T3634204
Classificação de conteúdo: seguro