A Vida do seu Juca capitulo 09 pagina 25

Capitulo 08 pg 25

boa margem de aceiros feita com fogo, ele sairia dali e só assim seus vizinhos deviam acender fogo em todos os lados, para que o fago viesse morrer de encontro com aquele que ele já tinha acendido na sua casa, e assim foi feito, mas para ele sair do meio das chamas, ele teve que pular e sair do meio das colunas de labaredas.

Quando o fogo pegou mesmo, os florestais foram lá de helicópteros, pararam em vários pontos, mas como estava tudo sob controle eles foram embora.

Já começava a escurecer e fogo queimou tudo a acabou ai eles se reuniram para tomar umas cervejas, e prosearem um pouco, e o seu Alcides comentou.

__Engraçado não tinha nenhum vento, foi só começar o fogo que destampou se uma ventania. E o seu Juca falou com conhecimento de causa.

__É que o fogo esquenta o ar, e ar quente sobe, e o ar frias ocupa seu lugar é por isso que onde exeste fogo, sempre tem vento, e o triangulo do fogo é (oxigênio, material de combustão e ponto de calor) dali todos foram para suas casas.

__Dormiram e no dia seguinte, logo cedo ele foi buscar seus animais, soltou as galinhas no galinheiro, e tirou leite da cabra, isso ele só tirava um litro e deixava o resto para os cabritos, e assim que tomou café, ele começou arar as terras, onde ele determinou, o que seria plantado.

Com a terra arada o seu Juca começou a definir como seria plantados suas coisas e instalar águas para a irrigações, e mostrou o lugar uma pequena elevação ali ele colocaria duas caixas de doze mil litros d”água, na mina de duas polegadas que se perdia ele estalaria uma caixa de mil litros com um automático assim que a mesma atingisse o nível Maximo a bomba entraria em ação, e mandaria para as caixas de doze mil, e assim que a mesma estivesse cheia ele começaria a fazer um tanque de contenção, para umas cinqüenta mil litros d”água e se conseguisse tudo isso, ele nunca mais iria precisar de água, mas não desprezava água de chuva, ele iria também captar essa fonte d”água, e foi o que fez, enquanto ele esperava vir a primeira chuva, para fazer também nascer o mato e assim ele passar a mata mato, para depois ele gradear, ele pós se a fazer o lago e seus visinhos lhe disseram que um lago ele precisava de ordem do IBAMA e ele sorrido dizia.

__ Não meus amigos, lagoa negativa eu não preciso de! Ordem, nem de Alvará, pois a mesma não oferece perigo aos visinhos, que se situa por perto de mim ou mais abaixo e possa sair prejudicado.

Porque sendo negativa a água que vai encher isso aqui vai até encher, depois o transbordar transbordar normalmente sem pressão e não tem como arrebentar porque é negativa.

Só as feitas com dique que precisa de alvará e presença de engenharia.

E foi isso que ele fez, contratou uma maquina e mandou terraplenar negativamente a parte mais baixa de sua propriedade um pouco abaixo da mina d”água, mas os visinhos principalmente os que moravam mais a baixo que seu sitio com medo de por um motivo qualquer a represa viesse a estourar pudesse inudar suas propriedade, deram parte dele e o seu Juca foi intimado a comparecer no escritório do IBAMA para prestar esclarecimento.

Na segunda feira ele apareceu ao escritório do órgão, que rege e administra o sistema rural. Chegou o funcionário mandou ele sentar e depois lhe perguntou.

__Seu Juca seus visinhos vieram aqui reclamar do senhor! Dizendo – se que o senhor esta construindo um lago, sem a devida autorização do órgão competente e isso não pode, ou o senhor para e tira um alvará ou interrompe os serviços, mas continuar fazendo não pode se continuar eu sou obrigado a lhe multar.

E o seu Juca respondeu. __O senhor me desculpe senhor, mas que eu saiba, quando se faz um tanque que não ultrapasse as divisa das minhas terras e seja ela negativa, eu não precisaria de nenhuma ordem.

Há! Mas precisa também, seu Juca, porque às vezes o agricultor pensa que sua lagoa esta em negativa, mas ela o engana e quando ela explode! Da enchente nas vizinhanças.

Então é preciso o senhor fazer um pedido, e o IBAMA vai lá e mede sua lagoa, e se realmente ela for negativa esse documento lhe da o direito de continuar a represa, e se por acaso ela não for negativa o senhor tem que ter um projeto de engenharia.

Para fazer e a licença, custa baratinho já o projeto é bem caro e se o seu caso for para projeto o senhor para e ninguém se machuca, com isso.

__Então vamos fazer o pedido, senhor, porque eu gosto de tudo legalizado e assim foi feito, e já na terça feira os técnicos do IBAMA estavam lá medindo.

Enquanto ele esperava os homens medirem, e o laudo sair ele aproveitou e fez uma valeta da caixa até onde ia sair à pocilga e a granja e ai ele enterrou canos de quatro polegada e na pocilga como na granja, ele reduzia para três quartos de polegadas, e com isso ele teria boa

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 25/04/2012
Código do texto: T3632016
Classificação de conteúdo: seguro