O PROBLEMA É DA MATEMÁTICA

O Problema é da Matemática

A professora do quinto ano chamou a Dani para conversar após a aula. Os outros coleguinhas foram todos embora, e ela ficou olhando a Dona Lourdes, num misto de medo, surpresa e susto sem saber o que ia acontecer.

A professora foi direto ao assunto: - Eu estive olhando toda a sua prova e não sei porque você não fez os problemas de Matemática. Não são difíceis. Você é minha aluna há dois anos, e sei que tem capacidade para resolver exercícios mais difíceis. Veja isto: “Maria ganha R$ 622,00”. Paga R$ 200,00 de aluguel, Gasta R$ 250,00 com alimentação. Gasta $ 150,00 com a moça que toma conta da sua filhinha. Sobra dinheiro para comprar um vestido que custa R$ 50,00? Se faltar quanto Maria vai precisar para comprar o vestido?

O problema não é difícil, mas é o problema da Matemática, sabe professora. Meu pai é policial ganha duas vezes mais do que ela, paga uma prestação de carro de R$ 800,00, aluguel de R$ 600,00, faz compras, paga o curso de Inglês da minha irmã, a natação do meu irmão, o explicador de nós três, o transporte escolar, o plano de saúde, e ainda sobra. Por isso que eu desisti até de estudar. Para quê, as minhas contas nunca dão certo. Perguntei ao meu pai como ele consegue. Sabe o que ele me respondeu. A escola não ensina direito, isto é um problema da Matemática. Não perguntei mais nada, se não ele poderia ficar bravo, e a senhora sabe, ele ia me dar uma surra. Ele sempre me diz que eu pergunto demais. Meus irmãos mais velhos já sabem que não podem perguntar muito. Têm que ficar felizes porque têm muito mais do que os outros meninos lá perto de casa.

Dona Lourdes liberou a aluna. No dia seguinte, após ter passado uma noite em claro, pensando no que ia fazer, ou dizer para a menina, resolveu. Falou para a Dani baixinho: - Vou te dar um teste para ajudar a melhorar a nota, você não precisa se preocupar. Faças as contas com a Matemática que você aprendeu aqui na escola. Os outros problemas lá de fora, são problemas da Matemática. Piscou o olho para a Dani. E ela fez afirmativamente com a cabeça que tinha entendido. E desde então os problemas da escola eram resolvidos pela Matemática do livro, os outros ela aprendeu que eram problemas da Matemática.

Aradia Rhianon
Enviado por Aradia Rhianon em 18/04/2012
Código do texto: T3620625
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.