O SEGREDO DE JUVENAL
Brasília era apenas um rabisco no papel quando ele aportou, com os pais,no Planalto Central.
Tudo era mato e poeira, dias quentes e noites muito frias.
Havia,porém, uma magia naquele lugar onde,segundo Dom Bosco,
haveria de correr leite e mel. Os candangos trabalhavam 24 horas por dia, para cumprir a meta de JK: 50 anos em cinco.
Menino,nadando nos córregos que corriam tranquilos e cristalinos,perto do assentamento em que morava,Juvenal sonhava grande.Pensava em estudar e se tornar engenheiro,igual ao chefe do seu pai,de capacete e prancheta,caneta no bolso, dando ordens.
Depois de muita luta e sofrimento Juvenal conseguiu seu intento:o diploma de engenheiro e um emprego promissor.
Passado um tempo Juvenal se apaixonou pela menina mais bonita da rua -empoeirada, a Gerusa.
Casados,casa nova,Juvenal teve que contar seu segredo.Aquele segredo que ele guardara desde os tempos de menino,quando adquiriu aquela "frieira",no dedão do pé, enquanto brincava nos brejos da futura cidade.
Aquela frieira trazia muito desconforto, pois obrigava Gerusa a se
desdobrar na lavagem das meias do Juvenal: tinha que lavar separado,
escaldar, colocar no sol para secar,para que o mau cheiro sumisse e não impregnasse nas outras peças de roupa.
Os cuidados se estendiam para as roupas de cama,as toalhas,os
sapatos e tênis.
Tentaram de tudo.Foram aos melhores médicos especialistas,curandeiros,pais de santo, rezadeiras...
Utilizaram remédios e produtos diversos:xaropes,garrafadas,polvilhos,
pomadas...
Fizeram promessas,novenas...
Infelizmente nada deu certo!
Hoje Juvenal e D. Gerusa,aposentados,cuidam dos netos,dos cachorros, e limpam as gaiolas de passarinhos, na sua linda casa cercada de uma grama verdinha e um pomar cheio de frutas.
Os dois,a cada dia que passa, se amam mais.D.Gerusa diz que faria tudo de novo,se preciso fosse.
Somente uma coisa,ao longo dos 50 anos de casados, ela acha imperdoável nas atitudes de Juvenal.Sabe qual?
Muitas vezes, nas "preliminares" e, em alguns momentos na hora "H",
Juvenal parava tudo para dar uma "coçadinha" na frieira.Que ódio!
Concorrência desleal, D.Gerusa não perdoa!
Era Lindo!!!...