A VIDA DO SEU JUCA CAPITULO 01

================================================.

BP X 0, R0 por folha de impressão, data da autoria EM/ 0N/ E00E XEROCOPIAS ACIMA DE A0 pág R$ 0,0U trabalho do autor B0 % a mais data de calculo, 23/7/04.

================================================.

***A Vida do seu Juca***

EM/ 0N/ E00E.

Autor CAUSOS DE ZÉ TEODORO.

305 KB 132 pág. Capitulo 01

Seu Juca é oriundo de família pobre, estudou só ate o primário, trabalhou em tudo e onde podia-ganhar dinheiro, honestamente, em seu primeiro trabalho, foi carregador de cesta de compras em feiras livres, da cidadezinha do interior.

Depois foi engraxate, em uma Empresa, ele foi prensista e jatista de disco de fricção de tratores tanaipu, foi funcionário de Hotel, ocupando todos os cargos de porteiro a garçom, cozinheiro, também foi vendedor, percorrendo toda a estrada da antiga sorocabana hoje Fepasa. De Julio Prestes a Presidente Prudente.

Cansado dessa vida, fixou–se residência em Sorocaba, na Rua Estácio de Sá n° 26, ali no começinho, e foi trabalhar de servente de pedreiro, chegando até meia colher de pedreiro.

Ai entrou para a indústria, de cimento, como ajudante, em l966.

Ai tem até um caso muito interessante, pois Juca nunca tinha estado em uma indústria antes, e também nunca tinha visto uma maquina de solda, e no seu primeiro dia de trabalho o colocaram ele para ajudar um soldador, que fazia emenda em duas chapas, de aço colocado ali no chão.

O soldador um sujeito muito arrogante desses que pensa que só ele sabe de tudo, gritou para o Juca, hei você ai ponha o terra na chapa, como Juca não entendeu e ficou ali meio atrapalhado o soldador gritou de novo, já soltando impropérios, hei você ai ponha o terra na chapa.

O Juca abaixou-se e pegando um bom punhado de terra com as duas mãos o pôs em cima da chapa, fez o que ele pediu. Que era para por terra na chapa.

Todos os presentes quase morreram de tanto rir. O Dr. Rance, o engenheiro da obra compadecido, com o coitado do ajudante veio em socorro do Juca e lhe explicou, o que era terra de uma maquina de solda: Esse Engenheiro era Dinamarquês e corria o mundo montando filtro eletrostático, e prometeu para Juca que iria pensar em uma forma de lhe ajudar, num serviço “melhor” até que ele aprendesse a viver dentro de uma fabrica no meio de peonada.

Juca era um cara inteligente, isso ocorreu, porque era seu primeiro dia e ele meio densengosado dentro da Indústria, mas isso ia mudar e mudou mesmo, porque Juca passou a perguntar mais e ler mais, mas continuava ser servente.

Mas já sabia o que era um filtro eletrostático (esse filtro era como um condensador gigante, com dois eletrodos, um de fio ondulado e outro de chapa de aço silício, os eletrodos, eles vinham em formas de molas e uma vez esticados eles tomavam formas de ondas senoidais, e nesse conjunto se fixava o eletrodo (+ positivo) e nas chapas o eletrodo (-negativo). Com energia de corrente continua de 70.000 volts).

Esses dois conjuntos eram colocados de tal maneira que eles se mexiam para todos os sentidos em no mínimo de cinco milímetros, sem encostar-se a nada.

Como as tensões ligadas, criava se um campo magnético, que retinha a poeira de cimento, que era puchado pelo motor da chaminé.

Um conjunto de martelo, para cada circuito, que trabalhavam girando bem lentamente, mas num só ciclo todos os martelos bateriam em cada fileira de eletrodos - + fazendo a poeira do cimento que estava grudado nas chapas, cair lá embaixo num funil e uma rosca sem fim, o mandava essa poeira para dentro do forno de novo.

Deixando escapar só a fumaça de fogo de cor azul, retendo a poeira de cimento numa proporção de 100 litros por minutos.

Essa poeira incorporada no cimento se transformava

Em clinquer, que são bolinhas de pó de pedra. E de fato

Esse Engenheiro o Dr. Rance compre o prometido.

Tirando o Juca dos serviços gerais e o colocou para.

Preparador dos tais eletrodos, e Juca. Passava.

O dia a endireitando os eletrodos e colocando os mesmos.

Em ângulo certo, pois os mesmos. Tinham que ter uma,

simetria perfeita.

Com o serviço mais maneiro, Juca se cansava menos, e ai então começou a estudar eletricidade

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 04/04/2012
Código do texto: T3594294
Classificação de conteúdo: seguro