***Costumes e tradições da Semana Santa em Minas Gerais***

A religiosidade e as crenças são tradicionalmente cultivadas em Minas Gerais, assim como os pratos típicos, o jeito mineiro de ser, o seu tão diferente linguajar, principalmente no interior. Os costumes e tradições em relação à quaresma e a Semana Santa ainda se fazem presente nas cidades interioranas, que são as seguintes:

1- O meu tio avô tinha uma sanfoninha de oito baixos, e ele na quarta feira de cinzas, embrulhava-a em um lençol e guardava dentro de uma caixa, e esta somente era retirada de lá no domingo de páscoa, pois quaresma é tempo de reflexão, de penitencia e respeito a Jesus. Mas Páscoa é ressurreição e era aquela alegria poder ouvir a sanfona novamente!

2- Durante a quaresma era muito comum às penitências, os jejuns. A minha tia avó Castorina, juntamente com suas irmãs fizeram a penitência de não comerem carne na quaresma e assim o fizeram. Mas chegando ao sábado de aleluia minha vó achou melhor comprar somente uma carne moída, alegando que era mais leve, e que não convinha comerem uma carne mais forte, pois, o corpo estava desacostumado do hábito de ingerir carne. Assim foi feito, mas a tia Castorina tinha fama de gulosa e abusou, comeu bastante carne moída com angu e passou mal chegando a ser internada.

3- No domingo de ramos, quando digamos abre a Semana Santa. Tem a procissão de ramos, (representação de quando Jesus entrou em Jerusalém), onde todos levam folhas de coqueiro, de alecrim, de erva-cidreira entre outros, e é costume após a procissão todos levarem os ramos bentos para casa, onde lá é guardado e queimado nos dias de chuva brava (tempestade). Segundo os antigos queimar esses ramos abranda a chuva.

4- Durante a quaresma e a Semana Santa, nenhum pai ou mãe castigava os filhos, não se podia bater nas crianças, nem nas mais arteiras. Era sinal de respeito a Jesus e seu sofrimento. Mas ao chegar ao sábado de aleluia, as mães podiam “tirar as aleluias” ou seja, descontavam a raiva passada e os mais teimosos entravam na vara de marmelo descascada e molhada! Ai ai ai! Agora que fez estripolias não escapa.

5- Na sexta feira da Paixão não se ouvia vitrola e rádio, (meu pai para não perder a VOZ DO BRASIL ouvia o rádio com os ouvidos pregados no aparelho, tão baixinho que somente ele escutava as noticias.) os carros não buzinavam e a locomotiva não apitava, em sinal de respeito, era um silêncio total pois, Jesus estava morto na cruz.

6- Também na sexta feira da Paixão, as mulheres dos oito aos oitenta, chamadas Maria não podiam pentear os cabelos e nem varrer a casa. Explicação Maria a Mãe de Jesus estava sofrendo a morte de seu filho na cruz. Eu quando criança não entendia e ficava procurando o pente, só que a minha mãe o escondia.

7- O queijo feito sexta feira da Paixão é bento e é de costume guarda-lo para ser usado como “mata bicheiras”, colocando raspas do queijo na bicheira de animais, todos os bichos caem.

8- Minhas tias-avós madrugavam na sexta feira da Paixão, com o dia ainda escuro e com a ajuda de uma lamparina varriam a casa e jogavam pétalas de flores, depois voltavam para a cama.

9- Também na Sexta feira da Paixão todos deviam ficar quietos em casa pois, naqueles tempos em que as ruas não eram calçadas, haviam feiticeiros que pegavam a poeira do rastro da pessoa a qual se queria fazer mal e dizem que embrulhavam num trapo e enterrava no cemitério! Aí pronto! A vida da pessoa estava arruinada! Sua vida se definhava. Minha mãe contava era convicta pois, seguia tudo, e dizia que este era um dia de ficar em casa e se possível em oração, os feiticeiros aguardam o ano todo para fazer suas mais terríveis mandingas neste dia.

10- Eu morava próximo a vila vicentina e na Sexta feira da Paixão era de costume os fazendeiros doarem leite para as entidades beneficentes. Então eu pegava meu caldeirãozinho de alumínio e ia me misturar com as crianças da vila na intenção de ganhar um pouco de leite para a mãe fazer doce mas, era em vão eles não me davam, sem falar nos empurrões e pisadas no pé! mais eu não desistia ficava por horas esperando outro e outro caminhão. Uma vez o homem que estava colocando o leite nos caldeirões me falou assim

_ Peraí ocê num é da vila não! Pode i simbora, o leite é só pros da vila uai! ( incensível não via que se tratava de uma criança somente uma criança querendo um pouquinho de leite!). Ao final do dia conseguia meio litro de leite, então minha mãe para me satisfazer fazia ao menos um pouco de arroz doce! _Oh dó... Num gosto nem de alembrá!

11- Na Sexta feira da Paixão deve-se ler ou rezar as orações que tiver em casa e também as orações copiadas neste dia terão mais força.

12- No sábado de aleluia era costume fazer o “Judas” para malhar, isso é uma tradição, constroem-se um boneco enorme e depois o espanca e queima, as criançada adorava aquela farra. Representando a raiva dos cristãos ao traidor de Jesus.

13- As procissões são tradicionalíssimas, assim comemoramos a Semana Santa:

-Domingo de ramos- Procissão de ramos e Missa.

-Segunda- Feira Santa- Missa e Procissão Nosso Senhor dos Passos.

-Terça-Feira Santa- Missa e Procissão Nossa Senhora.

-Quarta-Feira Santa- Procissão do Encontro (Maria encontra seu filho Jesus carregando a cruz) e Missa.

-Quinta-feira Santa- Pela manhã Missa Unção dos Enfermos e a noite Missa de Lava-Pés.

-Sexta-feira da Paixão- Pela manhã Via Sacras, às 15h cerimônia de descida de Jesus Cristo da Cruz, e a noite Procissão do Nosso Senhor Morto.

-Sábado da aleluia- Missa.

-Domingo de Páscoa- Missa.

Uma boa semana Santa a todos os amigos recantistas, que a ressurreição de Jesus Cristo, represente vida nova a todos vocês e seus familiares, é o que desejo a todos! FELIZ PÁSCOA!

maria meiga
Enviado por maria meiga em 01/04/2012
Reeditado em 03/04/2012
Código do texto: T3589060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.