bicho gente

O BICHO GENTE

Como é difícil o bicho gente!, tenho pelejado, tenho matutado e até agora não sou capaz de conhecer integralmente , ninguém, inclusive a esse eu.

Tem gente que é uma flor mimosa na rua, nas festas, nas farras, um amor de gente.Beija todo mundo, abraça sem distinção qualquer que estiver próximo. Enfim um anjo. Mas basta pisar em casa, a metamorfose acontece. Já chega chutando lata, reclamando de tudo, humilhando a empregada, implicando com o marido que ficou em casa lavando os pratos, tomando conta dos meninos, mas não atendeu no celular uma mensagem que pedia sua presença na farra que participava com os pseudos amigos.

Um amigo meu, que foi candidato a prefeito , nesta cidade, a fim de conquistar um eleitor, foi sempre atendendo seus pedidos. Colocou areia para sua construção, deu os tijolos, dez sacos de cimento, etc...e no dia da votação votou no outro candidato e ao ser arguido porque tivera tal comportamento respondeu: NÃO VOTEI NELE PORQUE NÃO ME DEU A JANELA.

O bicho gente é complicado. Roldão, era pobre, mas inteligente. Trabalhador rural e sanfoneiro, pé-de-bode.

Morava num pequeno pedaço de terra onde botava sua rocinha e completava o orçamento com a sanfona.

Certo dia foi convidado a tocar numa fazenda próxima, e viu neste convite a oportunidade de ganhar uns trocados.

Chegando o dia da festa, procurou seu cavalo ventania, procurou, procurou e não encontrou. Por sorte achou o jumento bem-te-vi. Passou o cabresto, puxou o bicho para a porta da casa e arreou. Jogou a sanfona nas costas, vestiu a roupa mais nova, se despediu de Filomena e saiu esquipando estrada a fora.

No outro dia, lá para meio-dia, Filomena o viu entrando na porteira do pátio, alegre a assoviar " acorda Maria Bonita".

Presumindo que tudo ocorrera a contento, Filomena foi perguntando:E aí Roldão, como foi lá?-Filó, tudo nos conformes!-Como podia dar errado?Não vê que tô montado num animal de respeito. Este jumentinho é um colosso. E desandou elogiando o animal:Muié, vancê é que não tem estudo, não leu a bíblia sagrada!

Pois tem lá escrito, assim:Quando o rei Herodes mandou matar todas as criancinhas do sertão da Galiléia, José , o carpinteiro, que fazia carro-de-bois, o pai de Jesus, num sabe?-procurou seu cavalão alazão e o porqueira tava na bagunça procurando égua no mundo.Então José pegou um jumentinho, magrinho e já velho, arriou, botou Maria e o menino Jesus e fugiram dos soldados do rei. Jesus foi salvo, graças ao jumentinho, tá ouvindo?. Veja estes sinais escuros que todo jumento tem na parte da frente. Veja, não é por acaso, foi a Santa Maria que ao chegar ao seu destino, livre da perseguição, passou sua mão nas apás do animal dizendo"Te abençoou bom animal , de hoje em diante terá este sinal como prova da minha gratidão.

A mulher boquiaberta e os meninos chorando de emoção foram para dentro do rancho ouvir mais histórias sobre o jerico.

Passados mais alguns meses, novo convite para tocar noutra fazenda teve o mestre Roldão.

Neste dia o cavalo estava por perto, mas em consideração pelos bons serviços prestados Roldão optou pelo jumentinho. Foi,, mas não chegou. Meia légua da fazenda o jumento, amuou. Esporas na barriga, chicote de miroró no lombo e nada. O bicho não saia do lugar...O jumento achando que tava pouco, deu meia volta, saiu beirando uma cerca de arame farpado, rasgando a perna de Roldão e por fim deu um pulo de banda jogando-o ao chão, e o pior, quebrando a velha sanfona...

Roldão desistiu de prosseguir viagem e, voltando à pé com os cacos de seu instrumento, ia resmungando pela estrada quando de repente deu com o pátio de seu sítio.

A mulher , todo ce-lé-bés-qué...(alegre, hilariante) foi inocentemente procurando, e aí Roldão, como foi desta vez?

-Vai-te a merda mulher, como que podia dar certo, não viu que fui montado num chibungo dum jumento? Tem lá na bíblia, que ele não presta. Tá escrito nos papiros, nos rascunhos da Sagrada Escritura, assim:Quando Josè e Mária iam fugir de Herodes o cavalo ventania tava na porta esperando ser arriado , mas o jumento entrão e exibido passou na frente escoiceando o garboso corcel que fugiu às pressas. Então , São José pegou aquele jumento carrapatento e montou Maria e o Menino Jesus para escaparem dos soldados do rei. Mas que arrependimento tiveram, o jumento dava dois passos para a frente e um pra trás, se não fossem as rezas da Virgem Maria, adeus Jesus...Com muito custar , adulando o jumento, prometendo até o paraíso para o porqueira, conseguiram chegar na cidade de destino, mas Jesus tava cheio de carrapatos e sarnas do porco do jumento. Foi um sofrimento danado, são José chegou travado de dor na coluna, Maria de calo-seco no dedão do pé.É pra isso que este danado serve, pra injuriar os outros, viu ?.

A mulher ouvindo estes destemperos , arriscou? E os sinais nas apas do jumentinho, Roldão, foi a benção?

-Que bênção que nada muié, aquele sinal foi porque quando chegaram no destino, Maria chorando de dor nas iscadeiras e com os pés inchados de trupicar nas pedras falou: Te esconjuro excomungado, vou deixar este sinal bem aqui na sua frente para eu e meus descendentes sempre lembrarem de sua pessimidade e nunca mais se ocuparem dos seus serviços" AMÉEEEEEM......

Curtir · · Seguir (desfazer) publicação · há 11 horas

Laerte Rocha
Enviado por Laerte Rocha em 01/04/2012
Reeditado em 27/07/2015
Código do texto: T3588376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.