O Pescador e o Sábio

Havia um velho pescador que todos diziam ser o mais experiente em toda aquela região.

Nunca antes havia voltado do mar com as mãos vazias.

Porém, naqueles dias, os peixes que pescava já não eram lá grande coisa. Só dava mesmo para manter o próprio sustento da família.

Um dia, avistou um rapaz regressando do mar com a canoa lotada de peixe fresco.

Admirou-se, mas ainda assim não quis se aproximar para puxar conversar. Muito menos felicitar o rapaz pela proeza, como os demais pescadores o fizera.

No dia seguinte, a mesma cena se repetiu.

Lá estava o rapaz sorridente, rodeado pelos colegas cada vez mais presentes com o resultado daquela pesca. Já que dessa vez, o resultado havia sido o dobro do esperado.

O velho não resistiu e na manhã seguinte, procurou chegar o mais cedo possível na esperança de encontrar o rapaz antes dos barcos saírem ao mar em partida.

Por sorte o avistou preparando ainda a rede de pesca, enquanto aos poucos a praia ia sendo tomada.

Aproximou-se então com certo ar de respeito, e ainda meio que sem jeito, de uma só vez indagou:

- Como aprendeu a pescar tanto peixe assim de largada?

O rapaz sorriu de mansinho e ponderou:

- Se o senhor quer mesmo saber, é só me acompanhar na subida da maré alta pra ver!

O velho foi então conduzido pelo rapaz até a boca da mata, onde numa lagoa próxima um menino índio esperava com os olhos fitos na água.

Só então após ter plena certeza, a lança foi atirada e o menino pode comemorar sua caça.

Não entendendo o que o rapaz queria lhe dizer mostrando aquela cena, o velho pescador de pronto lhe retrucou:

- Quer mesmo que eu acredite que voce pesca todo aquela montanha de peixe só com uma braçada?

E o rapaz então confessou a sua tática:

- Não senhor. Porque a maior lição que eu aprendi na vida, é que o resultado da paciência é a prática.