A CUMADRE E O FISCAL DO BANCO

A pobre viúva lavando roupa no ribeirão escutou o cachorro latindo forte. Subiu o barranco do ribeirão e viu um gordo na tábua mais alta da porteira e o cachorro tentando mordê-lo. O indivíduo gritando aos sete pulmões...

- Né anssim não cumpade!

- ...

- Cê num sabe contá história não sô!

- Mais ocê é burricido hein cumpade? Conta ocê antão!

- O cara gritava e a senhora surda rispundia qui num votava mais não...

- Mais o cara num era funcionário do Banco do Brasil?

- Antão, foi na hora que parici pra resorvê o dilema, o cara falava e eu ia falá nos ouvido da cumade...

- ...

- Quando eu cunvici a cumade que o cara num era pulítico e sim funcionário do banco ela ficô mais braba ainda.

- Caos de quê cumpade?

- Rasgano as ropa veia gritava que seu falecido morreu antes dos dia, de disgosto de ficá deveno presse povo do banco.

- Antão seu sabichão, cumé que cabô a história?

- A cumade istumano o Leão (nome do cachorro), o cara lá inrriba da portera que cumeçô a istalá proque tava gordo de tanto fazê o isforço de ficá sentado o tempo intero....

- Será caos de quê esse povo fica istressado hein cumpade?

- Sabe que num tô sabeno!

- Ingraçado né?

- O quê cumpade?

- Quando nóis era muleque nossos pai ficava torceno pra gente i pa cidade, virá doutô, genhero, funcionário do tar do banco...

- Hoje quem conseguiu esse trem tá isquisito, num tá cumpade?

- Uai, ês fala isquisito, quando óia pra gente óia isquisito cum coisa que nunca viu gente de verdade, né memo?

- E aques carrão quês anda cumpade? Parece inté quês tem vergonha da gente né memo?

- Caos de quê cumpade?

- Tudo ca quês vido iscuro que num dexa a gente inxergá quem tá lá dento sô!

- É memo cumpade, deve sê porisso quês istressa. Ês fica sentado fingino de trabaiá, nos óio dos outo ês num pode oiá, nem de cumpade ês sabe chamá!

- Cê tá pareceno repentista cumpade!

- Mas bamo cabá quela história do dito gordo quera funcionário do banco que tava dipindurado na portera e o Leão quereno tirá uma casca nele?

- Cumé que nóis caba quilo?

- Foi ocê que cumeçô, antão cê caba.

- Não, cê intrimiô falano queu num sabia contá...

- Antão nóis fala que a portera quebrô, o cara caiu...

- Não cumpade, nóis é povo bão, gosta de vendê disgraça não...

- Antão nóis fala que a véia discunsiderô, mandô o leão caçá coquinho e chamô o gordo pra cumê um frango cum coquero...

- Mais aí nóis fica pareceno pulítico sô!

- Mais cumpade...

- Antão dexa eu cabá do jeito que cumecei?

- ...

- Quando o Leão deu uma distraída o cabra pulô da portera, intrô no carro e nunca mais foi visto por estas bandas...

- Anssim tá mió cumpade.

- Tão falano quele pidiu demissão lá do tar banco.

- Caos de quê cumpade?

- Tava achano a vida munto dura.

- Tadinho...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 24/03/2012
Código do texto: T3573462
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.