As Fortunas de Bebzon czpitulo 29

CAPITULO 29

fui reprovado por uma vaquinha, e as vacas se assustaram comigo não sei o que eu vou fazer.

E Rafaela respondeu. __Não faça nada, tio, até meu pai chegar, curta umas férias, sinta se fazendeiro, e leve a tia para conhecer os arredores, só não entre onde estão as vacas, elas podem estranhar vocês e atacar.

Eles acharam uma boa idéia e saíram, as crianças por ali brincando e assim ficaram por mais três dias, quando a tardezinha o seu Ezequias, chegou com a dona Gertrudes e a Dulce, mais os três maiorzinho, duas mocinhas, filha de dona Dulce, e o rapaz filho de dona Elza.

Depois das apresentações e a outra filha de Maria, também estava presente na sede.

Depois do banho eles foram à mesa e jantaram e depois se reuniram na varanda para fazer a digestão e também conversarem, estava uma noite muito calorosa, seu Ezequias, que estava com saudade de seu violão foi buscar e ali ele começou a pinicar as cordas, na sala a televisão ligada só as crianças, assistiam a programação, Andréia disse: que também sabia toucar e o tio lhe deu uma viola a mocinha podia ser analfabeta, mas tocava muito bem.

Ricardo disse que entendia de musica e sua mãe dona Elza disse que ele tocava bem sanfona e o seu Ezequias falou, eu não toco esse instrumento, mas tenho uma de oito baixos, ai ele foi buscar e Ana Lucia, foi junto e ai ao voltarem e Ana Lucia trouxe um pandeiro e um chocalho e ali se formou uma orquestra.

No dia seguinte o seu Ezequias pegou o casal de cunhados e os três maiozinhos, as duas mocinhas e o Ricardo e foram para a cidade e no poupa tempo, ele providenciou documentos para todos, para o casal e os cinco sobrinhos.

Andréia, Ana Lucia, Ricardo e Roberto e Izaura. Depois foram ao PA onde foi todos registrados e examinados, os sobrinhos estavam bem, foram dispensado e dona Elza pegou uma receita e os remédios que o governo fornecia e o João precisou ser internado, devido estar muito fraco, com desnutrição.

Enquanto os médicos avaliavam o casal ele com os sobrinhos foram ver suas casa de comercio e na quitanda perto da casa de Maria, ele depois de ver e conversar com os funcionários ele subiu até a casa em cima e disse.

__Andréia aqui que sua mãe vai morar, entrou num dos quartos onde tinha duas camas e falou aqui ficara, Andréia e Ana Lucia e espero que não briguem, e num outro quarto será do Ricardo quando estiver de folga e vir visitar sua tia, visto que ele ficará na fazenda para me ajudar.

Dali ele voltou para o PA e lá ele soube que o João ia ficar internado e depois ele foi numa escola, para gente grande e matriculou Andréia e Ana Lucia e lá na escola da fazenda ele matriculou o Ricardo e as demais crianças, para gente grande era à noite as aulas e até o João foi matriculado, assim que saísse do hospital ele deveria ir a escola para aprender a ler e escrever.

Daí ele e Maria mais a cunhada Elza foram ver a casa que ele tinha reservado para a cunhada morar na fazenda, enquanto funcionaria (o) da fazenda ficava um pouco longe da sede, mas era muito confortável, casa com cinco cômodos, já mobiliados um bom quintal fechado, tinha até uma pequena pocilga para uns três porcos e um galinheiro, para uma trinta aves, também ela já levou uma boa cesta básica e ali sua cunhada quis devolver o resto do dinheiro, que tinha sobrado da viaje, mas ele não quis pegar e lhes disse.

__Guarde dona Elza para você comprar o que esta faltando na cesta, e depois ele a levou ela no armazém de secos e molhados, que tinha ali na fazenda e disse-lhe.

__Este armazém não é da fazenda, eu só alugo o prédio para o dono do mercado, mas tem de tudo, eu só o proíbo vender bebida alcoólica.

De retorno para a sede ele começou a descriminar serviços, Dulce iria trabalhar na quitanda junto com a filha Andréia, e morariam na casa em cima, Ana Lucia iria trabalhar numas dos sacoloes e ficaria morando com a tia Dulce no mesmo quarto de Andréia, já o Ricardo ficaria na fazenda e só iria para casa de sua tia nas folgas e assim curtir uma cidade, também tinha um quarto lá, e sua sogra ficaria com Maria na fazenda ou na casa de Maria na cidade.

Depois ele pegou dona Dulce e uma cesta básica e também levou ela para ver a quitanda e a casa e disse a entrada será por fora, porque estas portas deverão ficar fechadas devidas eu continuar a usar meu escritório. Depois ele levou a mocinha Ana Lucia para lhe mostrar o serviço e o trajeto e para isso ele a levou apé, depois ele pegou as duas moças e a Dulce e levou ela numa escola noturna para adulto e matriculou as nas mesmas. Também deixou para ela um cesta e mais cem cruzeiro alem daqueles duzentos que ele já lhe tinha lhe dado na viaje, que ela não tinha gastado, isso era para comprar alguma coisa que não tivesse na cesta.

Já na hora de ele ir embora sua cunhada Dulce lhe disse: __ai que vergonha em ir à escola.

__Não precisa ter vergonha não, ali esta cheia de gente como você e saber ler e escrever é fundamental.

Voltando a sede, ele fez o mesmo com a cunhada Elza e seus filhos maior, todo matriculado para aprender ler e escrever, até o João foi matriculado.

Como Rafaela estava com o carro de sua mãe e não estava na fazenda, ela chamou um táxi para ir a cidade.

Quando ele chegou soube através de suas empregadas que sua mulher e sua sogra tinham ido para a cidade, ele trocou de roupa e com o sobrinho ele foi mostrar a fazenda e o tipo de serviço que o sobrinho iria fazer.

Dona Gertrudes estava na varanda sentada, olhando aquilo que seus olhos cansados de ver tantas desolação, agora via muito verde, cantos de pássaros, vacas gordas, ali

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 23/03/2012
Código do texto: T3570997
Classificação de conteúdo: seguro