seTE GRÃO DE MILHO CApitulo 30

CAPITULO 3O

0E seu Ezequias lhes disse: __O médico lhe deu alta João, mas para você sair do Hospital e não para trabalhar cunhado, ficará de repouso em sua casa tomando os remédios certinhos, depois disso ai nos vamos ver onde da para encaixar você, acho que na lida de gado você deve se dar bem.

__Claro cunhado é a única coisa que eu sei fazer, que ninguém precisa me enscinar.

Depois dessas providencias ele retornou para a sede e Maria já estava lá, ele lhe deu um beijo apaixonado e Maria falou. __Vá com calma seu Ezequias minha mãe esta presente, não a viu.

__Eu a vi sim, mas nos somos casados não somos. __Somos, mas ela é da antiga, onde os mais jovens respeitavam sua presença. Ele ri e largou da mulher e foi para seu escritório.

Lá na casa de dona Elza o João chegou entrou olhou tudo por ali e gostou de ver tanta fartura, mas estava preocupado e disse.

__Eu queria já começar a trabalhar, mas o cunhado disse me que o médico ainda não me liberou para o serviço e no fim do mês oque nois vamos dar para as crianças comer, sem trabalho também não teremos dinheiro.

__Não se preocupe João nós estamos vivendo bem melhor que lá no nosso sitiozinho, o cunhado me deu duas cesta básica e comida nós temos, leite com fartura, eu precisei até fazer um queijo, para não perder, lá no chiqueiro já temos dois porquinhos, que o Ezequias nos deu e também cinco galinha rode, e um galo novo, mas se quiser trabalhar vá tapar os buracos do galinheiro para que eu possa soltar as galinhas.

O João ia saindo e voltando disse a mulher: __Elza o porco vai comer oque. __já falei! Não se preocupe João, com o dinheiro que sobrou da viaje e que o nosso cunhado não quis pegar de volta eu já comprei dois sacos de farelo de trigo, para os porquinhos, vá fechar o galinheiro para eu desatar os pés das galinhas, amarradas elas não botam.

Aquele mês acabou e logo no primeiro dia do mês novo o seu João ainda não tinha começado a trabalhar e logo de manha seu Ezequias chegou, à criançada aqueles que não estavam na escola correram lhe abraçar, ele distribuiu umas balas e cumprimentado o casal de cunhados entrou e falou. __e ai cunhado forte e cheio de saúde.

__Eu estou ótimo cunhado pronto para trabalhar, não sei ficar vendo tantos serviços sem fazer nada. __Bem na bebida estamos conversados, nunca mais. __Tranqüilo cunhado sem bebida. __Bem cunhado eu lhe trouxe seu pagamento, o trezentos cruzeiros que combinamos e também uma cesta básica, esta ali no carro pode pegar e seu,

O serviço vai ser na minha horta, na lida de gado eu não tenho vaga, mas quando houver eu lhe transfiro para lá.

Ali trabalhavam quatro pessoas, mas um foi embora e me largou duas vagas, pois ele foi e também levou sua mulher que trabalhava com ele.

Dona Elza que ouvia disse: __Então me de essa vaga cunhado, eu sei cuidar de uma horta.

__Eu sei que você sabe cunhada, mas por enquanto cuide bem desse seu bebe que esta na barriga, depois a gente vê isso, esta bom.

__Se o senhor disse o que eu vou dize.

João pegou o dinheiro e deu para sua mulher dizendo eu sou meio fraco, vai que eu vou a venda e não resisto à vontade de tomar um gole ne. E Ezequias disse.

__O armazém não vende bebidas e a cidade esta longe cunhado não tem como recair-se. Amanhã as sete o senhor se apresenta ao capataz, ele ira lhe apresentar aos seus colegas de trabalho.

Ai saiu e foi embora à noite ele foi dormir na casa de sua Mulher na cidade e levou com ele a sogra, não podia deixar a velha sozinha na fazenda, na cama eles dois conversando e o Ezequias disse para sua esposa a Maria eu já Arrumei as carneiras, lá no cemitério esta prontinha, já da para nos irmos buscar o seu pai lá no sitio, onde sua mãe morava do jeito que ela quer, E Maria disse-lhe.

__Se quiser pode pegar dinheiro na minha poupança, tenho um bom dinheiro lá. __Não Maria eu tenho dinheiro, só queria que você fosse comigo porque eu quero levar sua mãe dona Gertrudes.

Tudo bem meu amor, amanhã mesmo eu pego uma licença e nós vamos, sim ai eles dormiram.

No dia seguinte ele saiu cedo e foi para seu trabalho e Maria também, só que ela chamou sua filha a Rafaela e pediu.

__Filha me leve na fabrica a ai você fica com o carro e quando sua vo acordar, você e ela vão para a fazenda e depois às quatorze horas venha me buscar.

À tarde quando o seu Ezequias chegou na sede da fazenda ele sentou bem pertinho da sogra e lhes disse: Dona Gertrudes, segunda feira nos vamos buscar seu marido, que esta enterrado lá no seu sitio e quero levar a senhora conosco.

Há! Filho, eu não agüento outra viajem daquelas, mio você ir sozinho.

__Não dona Gertrudes agora nós não vamos mais de carro, nos vamos de avião é mais rápido e confortável, a senhora não tem medo de avião tem.

__já tive meu filho, mas hoje não tenho mais, já estou no fim da vida e topo qualquer coisa.

Na segunda feira bem de manhãzinha, ele, o seu Ezequias, sua mulher dona Maria mais dona Gertrudes, pegaram a caminhonete e Rafaela quem dirigia e foram para o aeroporto de Campinas, onde o mono motor fretado, já estava à espera deles o seu Ezequias também levava os documentos de liberação de cadáver, para um enterro, mais distinto, precisava só pegar mais uma ordem do senhor delegado da cidade de Açu. Todos tomaram o acento e o avião decolou e Rafaela trouxe a caminhonete de volta para a sede da fazenda.

Lá em Açu, ele soube que precisava da ordem de uma outra cidade de quem Açu pertencia a sua jurisdição, mas foi fácil, eles alugaram um carro e fizeram tudo como a lei quer e o delegado com mais uma viatura e dois soldados acompanharam o desenterro.

Quando chegaram no sitio já tinha um poceiro tomando conta e era conhecido de dona Gertrudes e quando a viu a

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 23/03/2012
Código do texto: T3570984
Classificação de conteúdo: seguro