A DIFERENÇA ESTÁ NO CAFÉ QUENTE

Existem certos lugares que freqüento - Lojistas distribuidores e confeccionistas e às vezes um misto de residência com uma pequena indústria no fundo de quintal, e nessas visitas do cotidiano, dá pra perceber o calor humano num simples gesto: Um cafezinho quente, saindo fumaça.

E a prova da educação, do carinho, da amizade ou mesmo independentemente disso tudo, fica maior ainda e deixa a gente muito feliz, quando me dizem: “Esse aí foi feito pela manhã, espere um pouquinho e vai sair um especialmente pra você, um quentinho”.

Não há nada no mundo que substitua um gesto de carinho desse tamanho, mesmo em se tratando de uma visita comercial de interesses recíprocos e muitas vezes, nem tão recíprocos assim.

Tudo bem, você pode ter um certificado “ISO 9001” em forma de adesivo colado em sua vitrine, sua marca pode ser considerada uma griffe, mas o que vai chamar atenção do seu freguês é a garrafa de café quentinho, ali num canto sobre uma toalhinha branca rendada, que afinal custa quase nada. “Imagina” como diria o Paulista, cafezinho(?) valor agregado? É uma despesa tão irrelevante que até na 25 de Março no Hamuche quando eu lá freqüentava, a gente tomava de graça.

Havia algum tempo que eu não visitava São Francisco de Goiás, um pequeno povoado situado entre Petrolina de Goiás e Jaraguá, encravado entre belíssimas montanhas, a 95 kms. de Goiânia.fazendo lembrar minha Minas Gerais, minha gente, minha infância.

Passei por Nerópolis, terra dos doces e assim, trabalhando e misturando o prazer de ver belas paisagens com os negócios. Você pode vender por telefone, pode mandar amostras pela internet ou pelo correio, mas o contato pessoal é e continuará sendo importante. Não é a mesma coisa que um Banco, onde você pode ter o seu dinheiro, receber o cartão eletrônico e nem precisa ver a cara do gerente e sequer conhecê-lo.

Lá estava na porta da Loja, o Sr. Zezinho sentado num banquinho de madeira, e a Dna Ivanilda dentro da loja com suas filhas e algumas balconistas com a mesma atenção de sempre.

Claro que lá existem outros clientes, com o mesmo grau de cortezia e no decorrer de todos esses anos, sempre fui alvo de muita atenção, mas esses dois aí são especiais no meu ponto de vista, pela importância que dão a um cafezinho. E pra que não haja protestos e manifestações de ciúmes, vou destacar A Hannover têxtil, a Universo Têxtil, sem falar na Líder Tecidos (em Goiânia) onde mesmo no fim de tarde sempre tem. Vou omitir de propósito alguns nomes somente pra ouvir os protestos (rssss)

E sabem por que um cafezinho é tão importante? – Porque ele nos coloca em estado de felicidade, de agradecimento. O ser humano precisa disso. Quando alguém lhe oferece um cafezinho quente, é o mesmo que estar dizendo pra você naquele momento, que não vê defeitos em você, que não quer criticar seu modo de pensar, de falar ou de escrever e que você é importante e sempre bem vindo, mesmo pensando diferente, mesmo tendo outra religião, ou mesmo não tendo religião alguma.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 02/03/2012
Código do texto: T3531250
Classificação de conteúdo: seguro