Tio Jonas

Tio Jonas era um pescador da paz; que às vezes ficava hospedado em minha casa, junto da minha família em Divinópolis, no interiorzão de Minas Gerais.

Sempre sorridente e bem humorado, sentia-me bem ao lado do Tio Jonas, dando-me o direito de conversar sobre vários assuntos.

Mas certa feita, em um almoço no mês de novembro tudo foi diferente.

Estávamos conversando sobre a infância e falando sobre a época em que eu tinha oito anos de idade, quando disse ao tio Jonas:

- Quando eu tinha oito anos, tinha dez namoradas.

Fora um comentário sem maldade para descontrair o ambiente, mas não deixei de notar o semblante ofendido do tio Jonas que me argumentou , com a seriedade de um daqueles advogados em filmes de tribunal do júri quando fazem a pergunta final ao réu, aquela que é a chave do processo:

- E agora, você tem quantas?

Assustei-me com a pergunta e o tom de voz do tio Jonas - algo que eu nunca tinha visto, um tom de desafio, de revolta. Os presentes mãe, irmãos, e outros tios pararam com o que estavam fazendo para assistirem ao desafio de debate.

Neste momento, usando de toda a minha prudência, respondi:

- Hoje eu não arrumo nada, fico só olhando.

O ambiente então se abrandou,os demais todos os parentes se acalmaram e meu tio permaneceu com aquele ar de superioridade e satisfação plena, como se tivesse sido confirmada sua virilidade de macho.

O tiozão se foi feliz e realizado.

Após o evento me pus a pensar na situação, e nas possibilidades, diante daquela demonstração da crença de que a virilidade masculina está no fato de se ter ou não muitas mulheres, o que eu acho um armadilha perigosa e ultrapassada, típica de gente ignorante – com o perdão da palavra .

Vamos, então, analisar a situação e passear pelo fato:

1 - Eu poderia ter respondido, ao ”garanhão dos sertões” :

- Tenho uma namorada dez anos mais velha do que eu, que eu amo muito e que me faz cada dia mais felilz.

Teria dito nada mais do que a verdade.

Neste caso era o que ele queria ouvir, era sua carta na manga, ou seja, eu tinha uma namorada mais velha do que eu , e que não era o modelo que a mídia impõe como beleza ideal.

Vitória do Tio Jonas.

2 - E se eu respondesse na linguagem dele:

- Estou que nem você, com uma mulher velha e acabada.

Neste caso, mais uma vez, vitória do Tio Jonas.

Poderia responder ainda:

-Porque você acha que ter muitas mulheres é o que mais importa da vida de um homem?

Ele iria rir da minha colocação infantil, discutindo opiniões.

Vitória do Tio Jonas.

3 - Poderia responder ainda:

- E você ? leu quantos livros em toda a sua vida?

Tinha certeza de que a resposta era nenhum, mas ele iria até mesmo se orgulhar de dizer que não leu nada na vida. Mais uma vez vitória do Tio Jonas.

Conclusão

O melhor é deixar o tio Jonas vivendo em sua plenitude e virilidade, longe de mim, que não nasci para o cultivo da ignorância, como se arte fosse.

Vai lá Tio Jonas, procurar sua turma.

Isaias João
Enviado por Isaias João em 27/01/2012
Código do texto: T3464518
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.