O Duelo

Em um parque de grama verde e clima agradável, onde pessoas caminham pela manhã e no fim da tarde, onde namorados se encontram para celebrar o amor, duas figuras se encontram.

Um deles, o musico, trás nas costas o violão e suas roupas são despojadas e jovens, tênis All Star preto, calça jeans, blusa preta de alguma banda famosa, munhequeira no pulso esquerdo. O outro, o escritor, vem de mochila, tênis branco, calça jeans, uma blusa de qualquer cor, óculos e o único traço de rebeldia, duas pequenas argolas na orelha.

O encontro se assemelha aos duelos dos filmes de velho oeste, frente a frente, olho no olho e cara fechada, as armas são o violão e os cadernos na mochila, o cenário é o parque e o objetivo é o coração daquela que, naquele momento, nem suspeita que esta sob disputa.

O primeiro tiro é dado pelo musico.

- Eu tenho mais publico.

- Meu publico é mais inteligente. Diz o escritor.

- Eu chego a mais pessoas, minhas canções são melhores absorvidas.

- Nem sempre, muita gente escuta musica sem suspeitar o que elas dizem.

- E o que você tem a dizer sobre seus... textos?

- Neles eu digo o que eu quero, como quero, sem me ater a rimas e métrica, eu não preciso substituir uma palavra por outra para ficar mais adequado ao contexto da canção. Minha mensagem é passada na exata medida que eu desejo.

- Sua mensagem deve ser lida e ler, cansa.

- Sua musica pode ser som ambiente que ninguém presta atenção.

- Seu livro pode ser ignorado pela capa.

- Sua musica, pelo gênero.

- Eu posso falar de amor, de guerra, de frustrações e de saudades nas musicas.

- Eu falo disso tudo em um único texto.

- Minhas musicas são tema para a vida das pessoas.

- Meus textos são as pessoas.

- Ela gosta de musica.

- Ela gosta de ler.

- Sua musica, necessariamente passa pela minha escrita.

- Aposto que você escreve ouvindo musica.

- As pessoas me reconhecem quando passo na rua, gostam da minha voz.

- Não me reconhecem, mas usam pra vida as coisas que eu escrevo.

- Seus livros podem encalhar nas prateleiras.

- Sua musica pode ser pirateada.

- Eu tenho mais chances de ser rico com o dinheiro das gravadoras.

- Eu tenho mais chances de ser livre, sem compromissos com agentes.

- Eu faço o tema do casal da novela.

- Eu faço a novela.

- Você canta no chuveiro.

- Você escreve antes de cantar.

- Eu faço declarações em publico, num bar, cantando ao vivo.

- Eu faço declarações na hora que ela achar apropriado, quando ela lê o que escrevi.

- Minhas musicas ficam na cabeça, na lembrança.

- Meus textos também ficam na lembrança e podem ser guardados, porque são físicos.

Massacrados, os dois empunharam suas armas.

O musico cantou uma canção de amor, falava do sentimento que nasce fraco e se torna tão arrebatador que consome tudo que há no caminho. O escritor escreveu sobre amor, falava do sentimento que nasce fraco e se torna tão arrebatador que consome tudo que há no caminho.

Feridos a bala, cada um tomou seu caminho. O escritor cantando baixo o refrão da musica e o musico, lendo o texto.