NÃO SE MEXE COM QUE SE DESCONHECE
 
 
Naquela tarde véspera de ano novo, um dia chuvoso.Pelo terraço olhando em direção ao mar, filas de pessoas de branco, azul, eram rituais de crenças, oferendas para a Rainha do mar, Iemanjá, presumo.
Talvez pedidos de paz, amor, trazer de volta alguém, mandar embora outrem, desejos de cada um em segredo, rituais comum nesta época do ano.
Nessa Anita, Julia, Andre e Beto resolveram sair para dar uma volta no calçadão da praia, mesmo com chuva.
Areia molhada, encharcada foi necessário tirar o chinelo para andar na beirada das águas, respingos de lama na roupa.
Durante o trajeto, molhar os pés nas ondas do mar e fotografar.
Mas adiante um time de futebol muito engraçado, homens vestidos de mulher..de camisola, de tanga, batom,e ate um menino de aproximadamente de seus dez anos de idade com saia rodada branca, co certeza pegam emprestadas das sua namoradas, mãe, irmã, Caracas, que time mais atraente e irreverentes, pernas peludas,e rostos barbudos, correndo atrás da bola.Beto diz:
_È jogo de casados contra solteiros, e esses é que pagam os micos.
Mais adiante ainda na beira flores de varias cores, imaginei:
_Amarelas devem ser saúde, vermelhas amor, branca deve ser paz,notei que em abundancia havia mais brancas do que as outras, pensei:
_Esta faltando paz em todos os setores da vida comum, sentimentos, alguém com seu amor mas vivendo sem paz, sem harmonia.mais a frente:
Barcos de isopor com vários objetos de beleza,outros já estavam vazios, lembrei do filme Titanic, ou foram rejeitadas ou naufragadas, leite de rosas, perfumes de alfazema, batom azul, pente, espelho, dever ser para Iemanja ou para a Sereia, como desconheço a crença não posso dizer a quem eram oferecidas as prendas.
Só sei que com o que não se conhece não se mexe, respeitando a fé de cada um.
Pronto, além de tudo isso aparece uma bola parada, ninguém estava atrás dela, Beto resolveu chutá-la em direção a areia para que seu dono a  pegasse.
Qual a surpresa! a bola não era de ninguém, alguém fez dela uma oferenda a Rainha do mar, será que ela ia jogar bola???
Beto ficou preocupado, será que minhas pernas vão ficar duras?
Anita diz: Nada, você chutou a bola e a rainha do mar jogou com você..
A chuva apertou.. depois dessa caminhada voltaram para casa, onde mais tarde a ceia seria servida,Andre diz:
_Claudia minha esposa fez um camarão ao abacaxi, e vamos comer de joelhos...
Passada a virada votos e abraços de felicidades, enfim ano novo.
A praia do primeiro dia do ano não podia faltar, e até o sol resolveu aparecer para agraciar a chegada do ano 2.012.
Ajeitados nas cadeiras, caipirinhas, bronzeadores, hora de entrar na água, estava muito quente.
Anita e Beto entraram, e no meio dos dois passou uma rosa amarela. Anita diz:
A sua fé deve ser maior, então devolva para o mar, quem sabe será aceito esse pedido já feito, se for do bem.
Beto pega a rosa na mão, e diz:
Tem uma fita com nome de alguém...
Nossa, tomara que seja coisa boa, ou será que é por isso que o mar esta devolvendo..disse Anita.
Mesmo assim devolva.Mas lá vem ela outra vez, a oferenda não deve ter sido de bom grado, deixa pra lá.A intenção foi das melhores.
Hora de ir embora, se preparando para congestionamentos na serra,Anita e sua filha da carona para Beto.
Subindo a serra com musicas gravadas por Anita, como estav no pen drive, as musicas estavam todas lá, até as que não lembrava mais.
A primeira Luan e Santana, olha não me lembro de ter gravado essa musica, diz Anita.
_ Não é Luan e Santana, é Luan Santana, é um só e não dois.
_Tanto faz, diz Anita.
_A próxima uma música é clássica, Beto aprecia diz ser bonita, a próxima, igual interpretada por cantor diferente.
Quantas musicas gravadas iguais...pra que isso? Perguntou Beto.
_ Ela é linda, a primeira você aprecia, a segunda você decora a letra, a terceira estará afiado e decorado na quarta ela é instrumental você mesmo faz sua versão.
_Jesus amado!!! diz Beto.
Brincadeira, gravei para fazer poesias por isso a repetição, diz Anita.
Sorte que sua filha esta dormindo, com certeza ia reclamar.Acho que ter mexido com que não devia..tenho que suportar isso.
Que nada! Ela faz as versões distorcidas. Até gosta de ouvir, isso quando não esta brigada com o namorado, caso contrario diz que é horrível.Quanto as oferendas..não esquente, bola pra frente!
Fim de estrada, Beto vai para sua casa e Anita ainda tem vários quilômetros para chegar na sua.
Ao chegar em casa Anita resolve lavar roupas da praia em pleno ano novo para não deixar com mal cheio.
Nisso resolve ligar para sua amiga Marllene, a bateria do celular acaba, e apenas um lugar da casa pega sinal, na janela da sala, fala com sua amiga pendura na janela, papos em dias do ocorrido naqueles dias.
Novo ano, vida nova, que os Deuses me protejam diz Anita, afinal  neste ano de 2012, ano par, é prometido na numerologia,o impar só foi para ficar sozinha por opção e contradição.Em Santos saúdo todos os Santos....Axé.

Construção aberta a críticas, sugestões e opiniões.


 
 
 
 
Lilian Meireles
Enviado por Lilian Meireles em 02/01/2012
Reeditado em 02/01/2012
Código do texto: T3418668
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.