as fortunas de Benzon cap10

AS FORTUNAS DO BENZON (10º CAPITULO)

meu bem, Beá esta aqui mesmo, e não vai custar nada ela fazer um chá para mim não é beá. __claro que não minha filha faço num instatinho. Benzon encheu o peito para falar alguma coisa, mas a Beá deu uma risadinha e falou: __Deixa filho, eu faço já o chá, tenho até água quente na chapa do fogão. A preta fez o chá serviu e foi dormir.

Do seu quarto, a negra escutava o barulho que seu filho Benzon fazia com sua mulher e a alegria deles, e a negra pensou, () será que essa mulher vai fazer a felicidade do meu Benzon, essa moça é muito metida, e meu filho branco, não vai ser feliz na unha dela.

Já que as ferias dele tinha acabado, ele levantou cedo e a Beá lhe serviu o café, e ele a beijou a testa da velha preta e foi para o serviço.

Minutos depois chegou a Lúcia e soube que eles já tinham chegado, e quis saber das novidades, e Beá disse! Nem te conto.

__ Conta Beá como foram às núpcias deles, das núpcias eu não sei, mas muita coisa vai mudar aqui. Pode esperar, essa mulherzinha é uma peste, você vai ver quando ela acordar. __Não diga Beá! Logo no primeiro dia já deu para perceber assim.

__Você vai ver minha filha, você vai ver, com seus próprios olhos. E assim as duas se puseram a trabalhar, e Lúcia já com um pé atrás esperava a dona da casa levantar-se, para ver como seriam as coisas.

Mariza levantou-se bem mais tarde, Lúcia já notou na chegada da patroa que ela já não complementou a moça, daí Lucia lhe serviu a mesa tudo em silencio, e senhora terminou o café, e foi para a cozinha e Beá perguntou.

__Dona Mariza, eu vou à feira, a senhora quer comida especial ou sigo a rotina da casa.

__Eu quero estrogonofe de frango, o resto siga a rotina, na mesa coloque dois talheres e um arranjo de flores.

__Pode deixar dona Mariza, vou fazer tudo direitinho como à senhora mandou.

Já na porta de saída ela perguntou, Você, precisa de dinheiro Beá. __Não dona Mariza, dinheiro eu tenho, o Benzo já me dá dinheiro para o mês inteiro, e o almoço será servido a meio dia, na hora em que o patrão chega.

Mariza saiu pegou seu carro e foi à cidade, num salão de beleza se embelezar para esperar o marido.

As duas empregadas ficaram sozinhas, e Beá disse: __Você viu a petulância da madame, Lúcia, só dois talheres beá e um arranjo de flores e com a mão na cintura a negra imitou a patroa andando na cozinha.

__È diferente do Benzon, mas, ela é patroa Beá. A preta deu uma risada e completou vamos ver como isso termina, e agora vou à feira.

Um pouco ante do meio dia Mariza chegou estava muito bonita muita bem reproduzida, Benzon chegou deu um beijo na esposa, e subiu banhou-se e desceu sentou-se na cabeceira da mesa, e sua esposa do seu lado direito e notando só dois pratos na mesa disse.

__Lúcia esta faltando mais dois pratos na mesa. E Mariza perguntou.

__Você, tem convidados meu bem.

__Não Mariza, nós aqui somos uma família, eu sou o filho a Beá é minha mãe, e Lúcia minha irmã, e agora você é minha mulher, então são quatro pratos na mesa, e não só dois como estou vendo.

E a preta prevendo que ali já podia sair uma discussão achou melhor fazer alguma coisa, e interviu.

__Deixa filho, eu e a Lúcia, comemos, depois na cozinha. Nada disso mãe, preta, Lúcia põe já os pratos que estão faltando. E olhando para a esposa perguntou? Você se incomoda das duas sentarem na minha mesa Mariza.

A moça não gostou nem um pouco, mas disse. __Eu não amor, eu mandei pôr dois talheres, porque desconhecia os detalhes da arrumação da mesa.

E olhando para a negra disse. __Me desculpe Beá. __Que nada dona Mariza, o Benzon que é meio louco, lugar de empregada é na cozinha mesmo.

__Nada disso mãe, preta, nós sempre almoçamos e jantamos juntos não é agora que vamos mudar o meu casamento com Mariza ira somar a nossa felicidade, e não diminuir.

Lúcia pós os pratos e todos comeram em paz, mas em silencio (alguma coisa já mudara, pois no almoço e jantar eles falavam mais que comiam e já estava mudado, agora era um silencio total).

Assim que a refeição acabou, eles tomaram café, e Benzon se levantou e foi até a varanda do andar de cima, antes as empregadas o acompanhavam hoje ele foi sozinho e triste, em silencio, pois percebeu que já tinha começado errado, as empregadas foram para a cozinha, cuidarem de seus afazeres, e pouco depois Mariza apareceu e vendo o marido triste aproximou e pediu desculpa.

__Benzinho, me desculpe se lhe chateei, ao dar ordens às empregadas, mas você tem que entender que nós patrões, não podemos dar corda, porque depois fica difícil controlar eles.

Eu sei Mariza, mas essas duas mulheres, não são minhas empregadas, elas fazem parte da minha família, eu gostaria que você as tratasse com um pouco mais de carinho.

__Eu vou tentar mudar Benzon, mas depois não diga que eu não avisei. Benzon voltou ao trabalho e Mariza também

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 25/12/2011
Código do texto: T3405524
Classificação de conteúdo: seguro