sete grão de milho cap08

Capitulo 08

estava sempre de guarda e mais dês quartos individuais, onde se cobrava mais caro, nos quarto com duas camas de solteiro.

E quatro apartamento. Seu Inácio estava aposentado, só que a aposentadoria era de rural e ganhava muito pouco, mas as casas de aluguel que tinha na cidade dava uma boa renda.

Nos seis hequitare que lhe tinha sobrado ele plantava o que precisava.

Nesses cinco anos, que já tinham se passado o senhor Ezequias, tinha virado um mendigo, morador de rua, só que ele não morava na rua, ele tinha achado no sitio do senhor Zico um charco e invadido, só que era num brejo, ele fez uma casinha de caixote e no charco ele plantava alguma verdura, já que ele gostava muito de plantar.

Esse seu Zico era um criador de porcos e frango e parte do sitio, que lhe restavam ele plantava de tudo o que ele precisava para o seu sustento e de seu único caseiro e também para ajudar a tratar dos animais. Ao todo o sitio media centos e tantos alqueires (Alqueires paulistas é 24.200 metros quadrado).

Já fazia um mês que ele ali morava o mendigo o senhor Ezequias, sua comida, ele ganhava sobras do restaurante do posto de dona Marta e do seu Sebastião ele ganhava as bebidas.

E alguém contou ao seu Zico, que tinham invadido suas terras, lá no charco e o seu Zico montou em seu cavalo foi ver se era verdade, chegou ali e pegou o mendigo maltrapilho, cuidando de sua horta, casinha feita de caixote e telha de garrafas descartáveis, ele nem falou com o mendigo virou seu cavalo e foi embora.

Todos os dias o mendigo Ezequias enchia um carrinho rudimentar de verduras e passava no restaurante de dona Marta e lá deixava as verduras e depois ia para a cidade próxima, onde ele vendia o resto das verduras e depois enchia a cara e ai ele voltava, com sua carriola vazia, pegava um bom marmitex e ia para seu rancho, comia e dormia o resto do dia, na sua horta ele plantava alface, rucula, cebolinha verde, e agrião, que já tinha no charco.

Dona Marta queria lhe pagar, mas ele a recusava, pois era muito mais útil à comida que dinheiro.

O marido de dona Marta sempre lhe dava um aperitivo, só mesmo quando ele já estava muito alcoolizado, que o seu Sebastião nada lhe dava.

Ezequias era um mendigo sim, mas um mendigo asseado, pois suas roupas eram limpinhas e bem remendadas, ele mesmo tomava banho e estava sempre de barba feita e limpinho, seus cabelos ele mesmo cortava e tinha sim muito caminho de rato, pois era ele mesmo que cortava.

Sua mulher, a baiana Maria, esperou que o seu marido voltasse por três anos, fez até umas procuras, mas não o achou e deixou por isso mesmo.

Como era ainda uma mulher bonita apareceu um pretendente, um senhor, seu nome era Álvoro, mecânico de automóvel, e ela disse que aceitava, ele queria que ela fosse morar com ele, em sua casa, mas ela foi categórica dizendo: __Eu aceito morar com você sim, mas você tem que vir morar aqui na minha casa e assim começou sua segunda vida de casada, mas não deixou de trabalhar, pois agora, ela já era encarregada e não ia abrir a mão de toda essa luta para chegar num posto desses.

E suas amigas lhe disseram. __largue mão Maria, pare de trabalhar e vá morar com ele na casa dele que é bem melhor.

__Eu não! Isso eu nuca vou fazer, lá onde eu trabalho, entrei como servente e hoje sou chefona e na minha casa, se por acaso, não der certo essa união é ele que tem que sair, eu estou na minha casa.

__Já no meu serviço, quando eu falo até o dono me obedece. Eu falei esta falada.

As meninas estão na escola, não fica mais em creche, antes elas ficavam sozinhas, já com o marido novo elas agora ficavam com uma empregada ele também lhe deu um bom carro seminovo para ela ir e voltar no seu trabalho.

Um dia Maria, estava voltando de uma reunião de trabalho e pegando aquela estrada, ela passou por Rancho Alegre e parou no posto de gasolina de dona Marta, para abastecer e o mendigo, veio lhe pedir uns trocados e era exatamente o Ex: marido de Maria ela estava com suas duas filhas, ela o reconheceu ele de imediato, pois continuava do mesmo jeitão, que era a cinco ou seis anos atrás, ela tinha mudado um pouco estava mais gorda, com os cabelos cortados, penteado novo parecia mais branca.

E muito mais bonita. Quando ele lhe pediu ajuda outros motoristas lhe davam quanto muito um cruzeiro, mas aquela mulher lhe deu dês cruzeiros,

e como a esmola foi muita, ele olhou melhor para dentro do carro para agradecer e acabou por reconhecer suas duas filha e olhando melhor para a motorista, ele a também a reconheceu ali a sua ex: esposa e fixou bem os olhos nela e depois nas meninas, seus olhos se encheram d’água e duas ou três lagrima correram por suas faces, suas filha mais velha estava sentada na frente e ele disse.

__Nilsa! Tome este dinheiro e de a metade para sua irmã, a menina antônima pegou a nota de dês cruzeiros e ele se afastou chorando.

A menina não entendeu nada e perguntou a mãe: __Mãe porque o mendigo pediu esmola e depois deu para mim.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 20/12/2011
Reeditado em 20/12/2011
Código do texto: T3398204
Classificação de conteúdo: seguro