A ORIGEM DO CAFÉ E A CICATRIZ DA ESCRAVIDÃO
Ao ler uma das preciosidades do professor Calazans, uma homenagem ao precioso cafezinho, intitulada (O DIA DO CAFÉ)--, lembrei-me de como meu avô narrava sua origem exatamente conforme descreveu o professor, mas porem, contada de forma um pouco diferente.
Dizia meu avô que o café foi descoberto pelos etiopeses, pastores de ovelhas e cabras, que ao passarem a noite no pastoreio só poderiam dormir apos as cabras se fartarem empanturradas de capim, aí sim elas deitavam para o repouso, dando-lhes oportunidade de também pegar no sono. Mas com a escassez do capim verde, como a raça caprina come de tudo que passe pela frente, de barrigas cheias elas começavam a saltar fazendo gracinhas com seu malabarismo, e eles rompiam a noite sem pregar os olhos.
Ao queixarem ao patrão ele ordenou que observassem que tipo de ramo elas estavam ingerindo o qual deveria ser algum estimulante que as provocavam uma sensação de euforia roubando-lhes o sono. Foi ai que descobriram, e os próprios pastores passaram a usar o chá das folhas para tirar o sono e romper as noites de pastoreio. Mais tarde foram aprimorando o processo de uso da planta até chegar aos dias atuais.
--Nascido à apenas setenta e dois dias após a abolição da escravatura, meu avô, sempre combateu o preconceito existente e o descaso sofridos pelos escravos. Sempre afirmando, que mal do Brasil se não fora os dois pretos, que alavancaram a arrancada para a nossa independência o escravo com a sua mão de obra e o café gerando divisas.
A cicatriz da escravidão é uma triste e vergonhosa realidade que jamais vai apagar, mantida por um lamentável preconceito em todos os seguimentos sociais na história do nosso imenso país.
Nossa divida com os escravos é impagável, por mais que se criem leis, e tenta amenizar esta mancha histórica, ela vai eternizando a cada século.