sete 7 grão de milho capitulo 05

Capitulo 05

fechando até o próprio dono achou isso, mas uns metros a mais ou menos não influiria.

Com o terreno fechado os casal Tião e Marta foram para o lote e depois foram à cidade saber do que precisavam para construir casa, e o posto de gasolina e souberam que para a casa precisava de planta, mas não era como na cidade, eles podiam fazer as obras enquanto providenciavam a planta e o posto de gasolina eles só precisavam do aval da cetesb e depois escolher a bandeira da empresa que iriam trabalhar e elas mesmas fariam tudo e assim eles começaram ajustaram pedreiro e começaram com a casa e já contataram a Esso e a Texaco e a Texaco ganhou e começou a edificação do posto com Cinco bombas, duas de gasolina e duas de álcool e uma de diesel, borracharia e o seu Sebastião também mandou fazer um lavador de carros um pago e outro se abastecesse mais de trinta cruzeiro ganhava uma ducha grátis.

Tudo ficou pronto a casa com quatro cômodos o banheiro ficou de tal modo que a principio esse banheiro ficava para uso tanto do posto de gasolina como da casa durante o dia, a noite fechava a porta que vinha do posto e da casa e abria.

Cetesb autorizou e o posto começou a funcionar o seu Sebastião ficava no caixa e seus funcionários no atendimento, eram uns frentistas com bombas automáticas programadas e uns borracheiros um lavador e uma funcionária no caixa.

Os frentistas só tinham que por a mangueira no tanque do veiculo e programar o quanto de combustível a ser colocado e quando recebiam o dinheiro era na mesma hora levado ao caixa que ficava num escritório com tela de vidro escuro e só se enxergava de dentro para fora, e lá dentro sempre tinha um ou até dois vigilantes com um cano serrado apontando para o vidro em caso de assalto a ordem era para derrubar o assaltante ali mesmo. Com isso os frentistas não ficavam com nenhum dinheiro

Sua mulher na lojinha de conveniência e tudo começaram a funcionar, água eles pegavam naquele brejo que uma vês limpo, deu boa água, e em abundancia que mantinha três caixas de quinze mil litros cheia d’água o dia inteiro e de boa qualidade.

Daí eles mudaram para a casa do posto. E para se toucar tudo isso eles precisaram arrumar uma empregada e quem eles pegaram a esposa do seu Inácio, dona Lucinéia.

Com todos essas obras foi gasto só vinte milhões de cruzeiro sobrando quarenta e cinco milhão, ainda para rotatividade de empresa.

O país vivia uma rescensão, brava, ninguém mais investe, tudo começa a andar devagar, a infração sobe, chega à casa dos 85% os salários tem os gatilhos disparados, as Empresas começam a quebrar, porque os fabricantes fabricam, mas não tem para quem vender, porque com infração alta todo mundo quer mesmo é aplicar no OVER em fundos e na própria poupança, onde os rendimentos é compensador.

Os donos das fabricas para conter despesas, mandam seus funcionários embora e para isso eles passam, as ordens para seus gerentes e supervisores, diminuírem as listas de empregados e é claro que esses superiores nunca iriam colocar seus nomes nessa lista e por isso eles colocam o do ultimo escalão que são os operários.

Ezequias nem pensava em que ele poderia ser um dos dispensados, pois ele operava um torno vertical, tipo de maquina muito raro e que só as Grandes Empresas tinham esse tipo de maquinas, nessa mesma onde o senhor Ezequias trabalhava era a maior, pois era torno da marca Blansco de origem Russa.

Mas ele se enganava, pois fora assim dispensado. Seu gerente lhe chamou e lhe disse.

__Senhor Ezequias estamos em grande recessão e por isso estamos diminuindo nossa folha de pagamento, e com isso somos obrigados a dispensar você, mas assim que as coisas vierem melhorar nós o chamaremos de novo. Assim falou seu supervisor.

Ezequias que como ganhava muito bem e achou que não lhe faltaria serviços.

Recebeu uma grande indenização, e por isso não ligou porque lhe mandaram embora e pensar porque, ele tinha uma profissão muito rara e era muito procurado, um operador desse quilate.

E por isso, ele pouco se incomodou, fazia tempo que não tirava umas férias e convidou a mulher e pegou as filhas e foram para a praia lá eles ficaram numa casa de temporada e ficou um mês curtindo a vida mansa do litoral.

__Quando voltou teve o desprazer de ver sua casa assaltada e levaram quase tudo, três televisões, dois vídeo cassetes, computador, jóias de valor e dinheiro.

Como o banco estava com fundo bem gordo. Ele pode comprar tudo de novo.

Com isso ele fez um rombo nas suas finanças, mas se ele logo voltasse a trabalhar como ganhava bem ele logo reporia esse dinheiro, mas isso não ocorreu.

Também, quanto as despesa, ele deveria ter dado um breque, coisa que não o fez, manteve os gastos, desperdiçando tudo, as comidas ele só comia comida fresca, as mais velhas, não era reciclada. E jogava fora e os meses iam passando.

O fazendeiro Reginaldo Barros, este sim estava com o burro na sombra. Era aposentado da justiça federal, ganhava um bom salário, mais de quinze mil cruzeiros ao mês, usava esse dinheiro para pagar seus caseiros, que eram três e não passava de três mil cruzeiros essa despesa, mais cesta básica, que ele dava e era das boas.

A produção da fazenda era boa e nunca precisou vender nada, para pagar bancos, isso ele fazia com dinheiro próprio, quando os frangos estavam no peso certo eles sempre tinha três ou mais compradores e assim ele vendia pelo melhor preço.

E isso também acontecia com os porcos que alem de ser de boa raça (ladrasse) ele sempre vendia bem, usando o consorcio ele sempre tinha vendas liquidas sem prejuízos.

Ex: Dos frangos ele tirava a cama de frango que dava para os porcos e as vacas, dos estrumes das vacas e dos porcos ele vendia para esterco aos sitiantes das redondezas e o resto que ficava na pocilga ele lavava e fazia–se um churume (churume é um caldo que se obter com a lavagem das pocilgas e é captado num tanque e depois colocado num tambor próprio e espirrado na lavoura é um ótimo fertilizante) e esse ele mesmo aproveitava para sua lavora e era jogado com trator pequeno.

Com as vendas do esterco e dos peixes para pesqueiros, os frangos e os porcos sairiam limpos para deposito bancário.

Zé Teodoro
Enviado por Zé Teodoro em 07/12/2011
Código do texto: T3376373
Classificação de conteúdo: seguro