O causo da galinha

Quando se fala em contador de mentiras,vem-me à mente a figura de Zé Picapau. Ele nunca perde a oportunidade de contar um causo, principalmente, quando tem muita gente ao seu redor. As pessoas gostam de ouvi-lo mesmo sabendo que é mentira pura; quem já trabalhou com ele é testemunha disso.

Esta história ele conta, afirmando que aconteceu na sua fazenda, e o pior, ele viu acontecer. Tudo começou quando mandou fazer uma represa no riacho que corre no fundo do quintal de sua casa. Naquela redondeza quem tinha uma represa, era considerado um homem rico. Sua mulher foi quem mais gostou da ideia. Ela criava cabras, galinhas e porcos; a represa seria boa para seus animais.

A construção da represa terminou numa quarta feira, então o Zé mandou que a enchessem, queria inaugurá-la no sábado com uma festa. Não deu outra, no dia marcado encheu a casa com seus amigos e comemorou o feito até tarde da noite. No dia seguinte, sua mulher ao dar comida para os animais, notou que sua galinha preferida tinha desaparecido. Ficou muito preocupada e se queixou ao marido, mas ele deu pouca importância ao fato, respondendo sem muita convicção que a galinha ia aparecer.

O sumiço da galinha, no entanto, causou um forte impacto na mulher, que durante algumas horas por dia, a procurou exaustivamente, por todos os cantos da fazenda, mas não encontrou nenhum sinal dela. Pensou até que alguma raposa a comera ou algum vizinho a tivesse levado depois da festa.

Uma semana se passou, e a galinha não apareceu. E pior, nenhuma notícia dela. Passaram-se vários dias e os dias passados completaram três semanas e nada da galinha aparecer. Domingo, depois de ter saboreado um bom pedaço de bolo de milho com manteiga, leite e café, Zé Picapau deitou na rede da varanda da casa e ficou matutando, quando de repente,ouviu um barulho vindo da represa. Sentiu que tinha alguma coisa errada. Levantou a cabeça e notou estranhas borbulhas nas águas. Correu para a beira da barragem. Quando lá chegou, pensando que poderia ser algum bicho brabo, agachou-se e ficou espiando.

De súbito, viu surgir no meio das águas um pintinho que foi seguido por outros e mais outros, brotando de dentro das águas até completarem doze pintinhos. Os pintinhos nadavam para sair da água. Sete nadaram rapidamente, chegando até a beirada da barragem; os outros cinco ficaram rodando no meio das águas.

Zé Picapau gritou a mulher para ver o que estava acontecendo. E com espanto, viu a galinha de repente emergir das águas, nadar em busca dos filhotes e entusiasmada com o tamanho da sua ninhada, reunir todos a seu redor. Ele parou de gritar a mulher e ficou apreciando aquele espetáculo inusitado. Tudo ficou claro. Estava explicado o desaparecimento da galinha. Ela sumiu porque estava chocando debaixo d’água seus doze pintinhos. Ele nunca tinha visto coisa igual.