O dia em que Mariinha fez sua primeira leitura
Só eram designados para ler na missa do domingo, crianças que já dominavam a leitura. Pois o padre Murilo fazia questão que todos os fiéis entendessem a mensagem. As professoras sempre entregavam o jornalzinho na sexta feira, para que os alunos leitores treinassem final de semana, e no dia da missa, tudo saísse a contento.
Mariinha nem acreditou quando sua professora, lhe deu o jornal e disse :
—Maria, se prepare, pois vai ler a leitura do Livro do Apocalipse de São João, na próxima missa. Mariinha lembra até hoje que o texto falava de uma mulher vestida de sol,tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.(achou lindo esse trecho)
Naquele final de semana ela não quis ir para a roça. Ficou treinando, pois, era uma leitura das grandes e ela não queria fazer feio. De tão feliz que estava, mandou recado para que os avôs viessem do sítio, convidou a madrinha e algumas tias, além dos primos e amigos. A mãe fez até um vestidinho novo.
Chegou o grande dia, igreja lotada...Mariinha aguardava num misto de alegria e ansiedade. O menino que leu a primeira leitura gaguejou, deixando-a mais tensa. Após o Salmo Responsorial Mariinha seguiu rumo ao altar, tremia quando chegou ate o microfone.
Viu um amontoado de letras à sua frente e foi lendo ...Lendo... Já quase no fim notou um burburinho na igreja mas não parou, foi até o final, aí resolveu olhar para o lado e pela primeira vez na vida, reparou o padre Murilo com um riso incontido nos lábios. Olhou para o povo que assitia a missa, tirando o vô Joãzinho que estava emocionado, a maioria das pessoas riam.Aí, ela sentou-se ao lado do avô e perguntou:
—Uai Vovô, mode quê o povo tá mei rindo de mim? Será qui eu li tão errado assim?
—Não, minha fia, ocê leu dereitim, perfeitim, sem errá nadica, é que ocê isqueceu de virá a fôia do jornalinho, a metade da leitura tava da outra banda , cê leu tudo de zóio fechado sem oiá nas letra...
Aconteceu de verdade!
Ao vovô Joãozinho, amigo de todas as horas, onde ele estiver...