Leitoa Assada “A Porca Fujona”
Logo que me casei, minha esposa engravidou. Com a esposa grávida, e a situação cada vez pior, estava desempregado. Fui convidado para tomar conta de um pequeno sítio de um amigo bancário que morava na capital. A princípio tentou vender, acho que as propostas que teve não davam para pagar a transferência de titularidade (escritura). Para não deixar totalmente abandonado, me propôs morar e explorar, o sítio com pequena plantação de verduras e criação de aves. Mesmo com a barriga enorme e contrariando meus pedidos, pois podia prejudicar a criança, ela não largava do serviço. Todo dia capinando, tirando alguma erva daninha. Para tristeza nossa certa manhã, minha esposa me chamou as pressas. Naquela noite algum bicho invadiu e destruiu toda a horta. A esposa estava desconsolada. Examinei detalhadamente o local e percebi que era porco. Visitei meus vizinhos próximos e descobri. Eles tinham uma leitoazinha que estava até suja de terra pelo buraco que ela havia cavado para entrar na horta. Mas a dona uma senhora muito nervosa, mandou que eu fechasse a cerca da horta e que não era problema dela. Encontrei um policial, conhecido de meu pai que falou, você avisou a dona da porca? –Sim avisei, então responsabilidade dela. Se conseguir pode espantar, ou até matar, pois é invasão de propriedade. Tentei falar novamente, mas fui ofendido. À noite fiquei de guarda, acho que não era ainda meia noite e ouvi o barulho da danada. Veio no mesmo lugar por onde havia entrado da outra vez, só que agora eu estava esperando. Tentou voltar, mas não deu. Aprendi a limpar porco quando era pequeno e nunca mais esqueci. Levei um pedaço de carne assada para os policiais, eles adoraram. Só a vizinha que não fala comigo até hoje.
OripêMachado