"Maldição Cigana."
“Maldição Cigana.”
Quando era moleque, sempre ouvia falar em praga, ou maldição de ciganos.
Porém, não acreditava, era tudo crendice popular, pelo menos assim pensávamos.
Morávamos em uma cidadezinha do interior. Nossa casa era grande e vazia, não tínhamos móveis. O quintal era muito grande. Minha mãe fez uma bela horta, tínhamos de tudo até milho ela plantava. Era comum dizer que alguém tinha boa mão para plantar, e ela tinha.
Com o tempo, começou uma criação de galinhas, a princípio muito poucas, para depois, ter tantas que até comercializava, ovos e frangos. Meu pai fez um enorme galinheiro, por causa de predadores. Um dia vimos próximos de casa ciganos andarilhos. Imediatamente mamãe prendeu os bichos no galinheiro. Eles não gozavam de boa fama. Breve receberia a visita de alguém. Os homens , mulheres e crianças,todos vestindo roupas de cores vivas, cantavam e dançavam . eles se propunham a ler a sorte, comprar e vender , ouro e jóias e por último eram pedintes. Como minha mãe se negou a dar galinhas para eles comerem, ouviu uma criança cigana, que pena. Foram embora. No dia seguinte começaram a morrer e morreram todos os bichos da casa. Falaram que os ciganos envenenaram as águas dos animais. Mas de onde estavam até o galinheiro. Teriam que passar quinze metros de campo aberto e nossos cães embora vira latas , mas aqueles que comem gente, e nem latiram à noite. Verdade ou Mentira.
Sei lá eu não acredito nisto mesmo, mas não tiro o crucifixo do pescoço, e a oração da carteira. Oripê , Machado