O Cavalo de São Jorge

Dizem que todo doido tem sua mania. Eu mesmo com toda certeza estou incluído neste rol. Quando eu morava em Campina Grande no final do expediente, na hora de comprar o pão, em vez de ir a padaria que seria o óbvio, procurava o mercadinho do Walter que fica na mesma rua da padaria. Em vez de comprar um pão quentinho e fresco, na maioria das vezes fazia ao contrário, só pelo prazer de bater papo com a turma que se reúne ali diariamente, para tomar uns whisquinhos.

A turma que ali se reúne é a mais eclética e das mais variadas profissões: eram médicos, advogados, engenheiros, comerciantes e até “Dono de Televisão” como o velho Cirilo me tratava.

De toda a turma a pessoa que me chamava mais atenção é o Dr. Severino Azevedo Neto, “Mimi” para os mais íntimos. Advogado militante do fórum de Campina Grande, baixinho, franzino e sarcástico, este último adjetivo, como diz “Biu do Violão” um doido que anda no nosso bairro; “Sem Pareia”.

Certo final de tarde acabara de chegar de João Pessoa, onde trabalho alguns dias por semana, quando cheguei a Avenida Floriano Peixoto, em vez de entrar a esquerda para ir para a minha casa , passei direto, e sem querer, estacionei vagarosamente na porta do mercadinho do Walter. Como de costume o pessoal já se encontrava lá batendo o tradicional papo, e no meio deles o Dr. Mimi.

Quando ele me viu entrar, piscou o olho, para alguém que se encontrava ao seu lado, percebi o movimento, mais agi como não tivesse notado, em seguida ele me chama:

- Uchôa, como é mesmo o nome do telejornal da tua televisão ?

- O telejornal da TV Paraíba e o JPB 2ª Edição ! Por que ?

- Nada não, eles estão anunciando que no jornal de hoje, sairá

uma matéria sobre a morte de um Pastor da Igreja Universal

do Reino de Deus ! Aquela do Bispo Edir Macedo !

- Que Pastor é este Mimi ?

- Aquele que chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida !

- Mimi, esse Pastor morreu de que ?

- Me parece que o tal Pastor gostou tanto da idéia de chutar

imagens frente às câmeras de televisão, que, ontem ele

r esolveu repetir a dose, desta feita chutando a imagem de São

Jorge e do eu famoso cavalo !

Nesta hora dos acontecimentos o Dr. Mimi era o centro das atenções, todos deixaram de falar e se aproximaram para escutar a sua narrativa e o Dr. Mimi prosseguiu:

- Quando o Pastor passou a chutar a imagem de São Jorge,

sem querer acertou o traseiro do cavalo, este murchou as

orelhas, deu um relincho e plantou um coice bem no meio da

testa do pastor, matando o infeliz de imediato !

Quando o Dr. Mimi acabou a sua inusitada narrativa, foi aquela gozação geral com o pobre de Zé Uchoa. . .