O Jovem Curioso e o Computador
“...a pior dúvida é aquela da qual você não tem certeza...”
Um jovem como outro qualquer, só que morador lá pros cafundós de Minas Gerais, estava sempre a par do que acontecia no Mundo. Sabia de tudo isso do jeito que as notícias chegavam até ele naquelas paragens. Um dia foi à cidade grande, visitou jornais, emissoras de rádio e TV, museus fábricas e tudo mais... Numa dessas oportunidades ficou conhecendo um computador. Depois das explicações teóricas de um técnico no assunto, ficou maravilhado. Levou a novidade para aqueles fim de mundo, mas encheu-se também de preocupações. Será que essa máquina que pensa (chamavam-lhe até de cérebro eletrônico), não vai um dia querer mandar no Mundo? Será que não seremos substituídos?
Numa manhã, depois de uma noite mal dormida por causa desta encasquetação, resolveu procurar um mestre, que embora analfabeto, tinha fama de ser sábio. Mestre será que um dia esse tal de computador vai substituir a gente? Perguntou ele cheio de ansiedade. Ai o mestre com uma paciência bovina, respondeu: Isso é meio complicado. Só tem um jeito... Faça essa pergunta prá ele. Se ele responder: “Essa sua pergunta pode ser ilustrada com um Causo...”, você pode ter certeza que ele deixou de ser máquina e se tornou um professor que, a partir de então vai ensinar muita coisa importante a todos e poderá até substituir o homem. Lembra que seus professores lhe deixaram como legado uma infinidade de conhecimentos conquistados com os “Causos” que lhes contavam todos os dias? Diante de tão preciosa informação, aquele jovem que tinha vontade de tudo conhecer muito, respondeu com enorme desapontamento: Mestre!, Os professores que tive recentemente e que ainda os tenho, nunca me contaram nenhuma historiazinha e muito menos um “Causo” que seja... Estou desconfiado: Ou viraram ou então sempre foram máquinas!!! Depois dessa conversa, aquele jovem viu crescerem suas dúvidas, juntou-se a elas e foram muito pouco felizes para sempre. (Oldack/02/02/010).