Os escritos de minha vida

Uma frase que escrevi quando tinha oito anos que me chama bastante atenção é "Claudia, você é a mais linda flor que há em todos os jardins", Cláudia é minha irmã uma pessoa do qual sempre admirei e meu maior desejo na época era tornar-se alguém como ela, simpática, alegre, inteligente e elegante. Às vezes volto ao tempo observando papeladas antigas onde eu era bem pequena e noto pelos escritos o quanto era objetivo, meu vocabulário se consistia em frases curtas que possuíam significados mútuos, hoje me tornei alguém tão mais complicada. Se escrevesse novamente sobre a minha irmã lhe diria algo do tipo "Claudia, gosto de você por seu jeito especial, por fazer parte de minha, porque você é linda, simpática, amorosa. Porque sei que me ama, por tantas coisas, tantas...", talvez pudesse vir a escrever um livro intitulado "Hanna Cláudia, a mais bela flor" e com certeza teria inúmeras páginas, ou mesmo poderia não ser um livro apenas, quem sabe uma série com os melhores momentos que vivemos juntas, mas tudo isso poderia ser limitado a minha visão infantil "Cláudia você é linda", isso bastaria pois seria o resumo de todas as observações futuras.

Outro registro muito importante sobre escrita é um livro bíblico de minha avó que era uma pessoa muito religiosa e infelizmente faleceu muito nova (com 35 anos), nesse livrinho que possui algumas orações minha avó escreveu algumas coisas sobre catequese e por esse motivo hoje depois de tantos anos posso saber como era a letra dela.

Eu amava desenhos quando não sabia escrever, nas séries iniciais é muito comum encontrar crianças que se expressem apenas com desenhos ( e eu como estudante de pedagogia não poderia esquecer de citar isso), na verdade o desenho é uma escrita simbólica , letras também são desenhos e para as crianças elas só ganham significado com o tempo, em dado momento são apenas códigos sem fundamento escritos de forma mecânica.A medida que eu ia crescendo minha curiosidade ia aumentando e eu me via perguntando:

-Pai, como é que se escreve o "E"?

-Mãe, qual é a segunda letra do meu nome?

Aqueles códigos começavam a ter algum significado, não mais me passavam despercebidos, na verdade foram tão notados que me encantei com a possibilidade de utilizá-los, de uma hora para outra o mundo todo me pertencia e eu poderia descrevê-lo e levá-lo além do que poderia imaginar, hoje escrevo em um site chamado Recanto das Letras e certa vez recebi a seguinte mensagem:

Ewelyn, Há algum tempo acompanho as belíssimas mensagens que você tão divinamente transmite. Mesmo em Pernambuco, tenho se beneficiado de sublimes lições. Tenho por você um profundo respeito e indizível admiração. Respeito pela pessoa iluminada que se revela e admiração pela jovem, ainda tão menina, mestra, que ensina aos mais experientes a fé, o amor universal e as verdades que perfumam a alma e suavizam o coração. Li diversos autores ao longo da vida e posso afirmar com a sinceridade de um coração que muito já pulsou e que plena experiência acumulou pelos caminhos da vida: Você é uma das criações espirituais mais belas e perfeitas que Deus enviou à Terra, verdade que se reflete no conteúdo dos seus textos, pilares inquebrantáveis que se apóiam na dignidade do seu coração. Ewelyn, quando meu neto, que tanto amo, fruto de uma família sedimentada nos princípios cristãos, dominar a leitura, vou incentivá-lo a ler os seus escritos, o que contribuirá para a formação de um caráter íntegro e protegido pelo manto da dignidade. Receba beijos de admiração e um afetuoso abraço do leitor e admirador que tem o privilégio de sentir na alma a essência de uma pessoa iluminada pelo Divino Mestre.

Bosco Farias

No momento em que recebi esse e-mail acordei e reparei que humildes escritos poderiam fazer diferenças, no texto original ele faz observações pessoais e conta um pouco de sua história, confesso que desde aquele dia eu escrevo alguns textos não esperando mais que várias pessoas leiam e sim que leia as pessoas que necessitarem daquelas palavras, quando li os dizeres do Bosco senti uma motivação que nunca havia sentido. Traz-me uma alegria tão grande saber que uma pessoa que já teve toda uma história de vida me enxergar como uma mestra e falar que usará meus textos como base de ensinamento ao neto, nenhuma palavra falada ou escrita demonstraria o quanto me sinto honrada.

Quando era mocinha ganhei um diário em 1999, eu tinha 14 anos na época, era um diário digamos "vagabundo" daqueles que eram comprados na loja de 1,99, eu o utilizei como agenda-diário, selecionei os melhores amigos da época para escrever nele, minhas irmãs, a Vanessa, a Taina ,a Eliane,a Niedje, a Evódia, os Leandros,a Micheli e um tantão de gente. Com o tempo isso virou mania, comprei agendas, guarda bilhetes, pastas de recadinhos e pensamentos e textos que eu mesma montei, micro diários e um diário grande que utilizo até hoje que ganhei da Paulinha minha irmã, sempre recebi muitas demonstrações de afeto escritas, lembro dos postais de minhas tias e primos que moravam longe e garanto que preferia receber cartas a ganhar presentes, os cartões de minhas tias Célia e Edilene feitos em papel seda todo trabalhado com furador, eram lindos ,tenho todos guardados com muito carinho. Manter esses registros e verificar o que escrevia antes nos diários e o que escrevo agora me ajudou de certa forma a notar em mim mesma alguns progressos e ao mesmo tempo observar os muitos erros que já tive no decorrer da vida, é tão difícil analisar a nós mesmos sem que tenhamos uma prova do que já fizemos de bom e de ruim, nós esquecemos de tudo muito rápido, o diário é uma organização de nossos pensamentos cotidianos que poderiam ser esquecidos, deixados de lado. Certa vez escrevi esse pequeno trecho em meu diário que julgo importante comentar:

"Um amigo inexistente e importante, imaginário e concreto, tão meu camarada quanto de meus pensamentos mais profundos, companheiro de meus sentimento, aquele que sempre sabe o que passa por minha consciência sem me julgar, onde por vezes me deixa borrar suas folhas por minhas lagrimas de momentos alegres e tristes sem reclamar de minhas reclamações, minhas dúvidas, meus medos e meus amores. Meu grande amigo “mudo”, que me deixa expor tudo o que sinto em suas folhas onde a verdade nua e crua é dita de palavras que muitas vezes foram caladas seja lá por qual motivo e só encontram aconchego pela escrita que amplia o conhecimento a mim de minha própria identidade por isso nossa "amizade" cresce cada vez mais porque com ele estou face a face com o espelho de minhas verdades."

Apesar de existirem blogs e diários abertos eu não abandono meu caderninho por nada, pois sem exposição tenho mais liberdade de dizer o que acho, acredito e penso.

Hoje em dia os meios de comunicação fazem com que as pessoas estejam mais "próximas", e escrever se torna cada vez mais necessário para integração social, os sites de relacionamento como: orkut, MSN, twitter, facebook, entre outros, usam como base a escrita, a escrita manual foi substituída pela escrita digital, escrita essa que possibilita a comunicação entre inúmeras pessoas e processa dados e informações com mais velocidade, vocês tem idéia que no começo do século passado uma carta levaria meses para chegar ao destinatário e hoje com um clique posso enviar um e-mail para onde eu quiser, daqui a pouco você estará lendo esse texto que escrevi, isso não é o máximo!

Ewelyn Kinha
Enviado por Ewelyn Kinha em 05/10/2011
Código do texto: T3258781
Classificação de conteúdo: seguro