TICO E TACO
TICO E TACO
Lá pras bandas do Indaiá, em direção ao São Francisco, um arraialzinho existia , até igreja lá tinha, aonde os devotos as novenas faziam, no mês de junho as quermesses , leilão, de tudo um pouco tinha. O fazendeiro tião, cuja fazenda ia até as margens do córrego nossa senhora, pra igreja ele dava todo dia, o leite necessário, só que tinha o padre buscar. Um outro fazendeiro, por nome de seu Victor, devoto de santo Antônio, cumprindo promessa, à igreja ele doou um burrico, assim agora, padre bento com o burrico não sofria tanto, légua e meia todo dia, pra fazenda do seu Tião o leite buscar. No caminho da fazenda do seu Tião, por outras propriedades tinha que passar , e assim todos os dias lá estava padre bento com o burrico a atravessar. Seu Tião agora tem um novo vizinho, é o Zequinha, que pra li agora casadinho de novo, com a bela Aninha foi morar. De manhã bem cedo, Zequinha tira o leite, trata dos porcos enquanto, Aninha na cozinha prepara a matula pra que ele na lida, tempo não perdesse a ter que vir em casa almoçar. Padre bento quando passava, pouco acima na estradinha, que ligava ao seu tião, de lá observava a beleza de Aninha, e ao vê-la gritava; tico !. foi passando os dias, e Aninha se intrigava, hora o quê será que padre bento, quando me vê grita tico. Até que um dia ao marido comentou. – Zequinha, oque será que padre bento todo dia que vai buscá leite, quando oia pra eu lá da estrada grita tico. Zequinha malicioso disse, amanhã bem cedo vou tirá leite e o bezerro da rosada não vai poder mama, quando o padre, na estrada passar e tico ele gritar de cá ocê responde, gritando taco. Na manhã seguinte, Zequinha fez o que havia combinado , só que o bezerro ele deixou amarrado, num quartinho que existia bem ao lado da coberta onde o forno barreado ficava. Avisou a Aninha, hoje não vou pra lida, vou ficar aqui escondido, pra vê o que padre bento que com cê. Quando ocê gritar taco talvez ele desça, convida então ele a entrar e ofereça um café , eu vo tá bem ali na dispensa a escutá. Tudo acertado, lá vem padre bento, quando vê Aninha solta um grito, dizendo tico e boquiaberto fica, quando Aninha grita taco. Padre bento entendeu que aquele era o sinal, que a muito tempo esperava, pra bem perto de Aninha ficar, puxou a rédea do burrico, em direção a casa de Zequinha seguiu, o burrico encostando foi num pulo só apeando, antes mesmo de Aninha convidar na sala já foi entrando e a mesa sentando com ares de satisfeito. Aninha buscou o café conforme o marido havia lhe dito, sentou num banco que abaixo da janela ficava, nisto o padre percebendo a distancia que ficava entre ele e ela, da mesa se levantou, e ao lado de Aninha sentou. Passando a mão perto do pescoço de Aninha, na janela o apoiou, com palavras bem suave cada vez aproximava, mais a mão ao seu pescoço, a batina o padre levantou e a Aninha foi mostrando os seus dotes masculino, onde Aninha assustada ao marido gritou. Zequinha foi logo entrando com uma corda e um revolver ao padre ordenou – tire a batina seu bento, levou o padre ao quartinho , onde lá estava o bezerro da rosada, amarrou o padre bento com todo seu dote voltado pro bezerro, que num instante já estava abocanhando aquele pedaço de carne que de longe parecia com as tetas da rosada, mais com tamanha fome que o bezerro estava sem misericórdia com a cabeça batia no escroto de padre bento, batia com tanta firmeza, pois nada adiantava, pois dali leite não saia.
Padre bento pedia misericórdia
Padre bento pedia socorro
Padre bento pedia perdão
Padre bento jurava, que nunca mais olhava pra Aninha, até que por fim Zequinha, soltou padre bento, que num piscar de olhos, bem longe dali se via.. passaram se três dias, e nada de padre bento o leite no seu Tião buscar. Seu Tião preocupado, vô até o arraiá e na igreja vô chega, mode assuntá, porque padre bento o leite não vem buscá. Seu Tião ao chegar lá na igreja ao padre bento perguntou o que havia acontecido, padre bento disse a ele que havia contraído cachumba, e ela tinha descido, por isso não tinha ido a fazenda buscar, mais que amanhã com certeza voltaria o leite apanhar. A vida de Zequinha na fazenda segue seu curso, de manhã tira o leite, trata dos porcos vai pra lida, Aninha cuidando da casa. Quando Aninha olha rumo a estradinha ela vê padre bento montado em seu burrico rumo a fazendas de seu Tião e Aninha então pra provocar, ao padre grita tico, padre bento com raiva responde, não tem tico nem taco quem quiser criar bezerro que compre as suas vacas. Aninha deu uma bela gargalhada foi cuidar do seu almoço. Nunca mais padre bento se atreveu a olhar pro lado da casa do seu Zequinha.