O CUMPADRE MENINÃO

Penso também que lugar de criança é na escola, mas esta afirmação não serve para o Brasil que não tem condições ou os políticos não querem dar um ensino público de qualidade. Ao contrário, é na escola que começa a bandidagem. Essa lei que proíbe o trabalho do menor tem muito mais malefícios do que benefícios. Penso que o trabalho alonga a vida dos adultos e no caso dos adolescentes também. Talvez até com mais intensidade porque longe de alguma atividade, os adolescentes tendem a rumar para o caminho do mal. Em minha infância lembro-me de meu pai dar serviço para vários menores e todos, todos, viraram pais de família decentes. Hoje, mesmo nas estradas rurais é normal ver aquele bando de fantasmas de homens andando “à toa” pela estrada porque seus patrões não podem lhe dar serviço. Penso que a idade do voto deveria dar o direito, repito, direito ao meninão de trabalhar pelo menos meio expediente. Sem ser dono da verdade, tenho certeza que com o tempo o grande problema das drogas e a criminalidade no Brasil, para nossa alegria, cairia assustadoramente. Mas o cumpadre está com visitas...

- Bão cumpade?

- To nada sô!

- Caos de quê?

- Tem uma famiage da muié lá in casa que tá me tirano o sono.

- Num tão te dexano durmi?

- Tamém proque a televisão fica ligada inté de madrugada.

- Mais o quê cumpade?

- É uns homão que a gente num pode dá sirviço.

- Caos de quê cumpade?

- Qualquer coisa que a gente manda os home fazê aparece a muié falano quês ainda é de menor e num pode trabaiá...

- Mais cumo cumpade, sô cê falô quês é home já?

- Antão cumpade, diz que lá na cidade home de menos de dezoito ano num pode trabaiá, tem base?

- Mais que quês fica fazeno?

- Sei não cumpade mais deve ficá veno televisão, aprendeno fumá, cherá, roubá...

- Mais ês pode dirigi, votá, rezá, ingravidá...

- Tomá, tocá...

- ...

- A vida pro buraco cumpade.

- Ah tá.

- Nóis pode inté num ficá rico mais trabaiá nóis sabe desde criança, né cumpade?

- Ài de nóis se num cordasse de madrugada e buscasse as vacas lá no arto do campo dibaixo duma chuvarada danada.

- Quela época nóis tinha nem sete ano né cumpade?

- Antão. Nóis ficava importante quando chegava no curral tudo moiado mais nóis tinha orgulho de tê ajudado de arguma forma.

- Mais hoje...

- Se pagá o preço duma vaca prum mininão desse i lá no arto da serra dibaixo de chuva nóis pode inté sê preso, tem base?

- É o tar do estatuto do... do...

- Do vagabundo cumpade.

- ...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 02/09/2011
Código do texto: T3197134
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.