O parente da vítima
Em uma pequena e pacata cidade mineira, residia Joselino, um homem já bem feito na vida, porém havia um determinado defeito: era curioso demais.
Tudo o que acontecia na cidade Joselino sabia. Mesmo a cidade sendo bem pequena, características dessas de interior mineiro, Joselino não deixava passar nada, sabia de tudo. Não tinha vergonha. Entrava em casamentos e bastismos mesmo não sendo convidado, vivia em bares sempre ouvido a conversa da mesa ao lado, sempre entrava no meio de brigas de marido e mulher.
Joselino praticamente era uma espécie de guia da cidade. Quem precisasse de alguma informação sobre alguém ou sobre algum lugar, bastava recorrer ao Joselino que ele daria a resposta direta e certa.
Certo dia, Joselino teve que viajar para a capital. Foi e resolveu logo o que tinha para resolver lá. Tinha que ser rápido, pois não podia deixar a cidade sem a sua guarda por muito tempo.
Na volta, no meio da estrada, Joselino ia dirigindo o seu carro tranquilamente. De repente, o trânsito parou. Houve um tumulto na estrada. Todos sairam de seus veículos rapidamente e correram para avistar o que tinha acontecido.
- Certamente foi acidente! Disse Joselino olhando atentamente para o local de seu carro.
Como um bom curioso oficial, Joselino saiu do carro e foi correndo imediatamente para o local.
Chegando lá, havia uma multidão em volta e Joselino não consiguia ver nada.
- O que aconteceu aqui? Você sabe? Perguntou Joselino a um rapaz ao lado.
- Ouvir dizer que é um atropelamento. Disse o rapaz.
Joselino tinha que assistir à cena do pobre atropelado agonizando pelo chão do asfalto de qualquer forma. Mas, como bom curioso, ele tinha suas maneiras de realizar suas descobertas.
- Por favor, licença! Eu sou o parente dá vítima! Gritava Joselino passando entre a multidão.
Bem esperto! Assim como em velórios e casamentos, Joselino se considerava da família para obter informações precisas. Um bom espião. E foi bem essa tática que usou naquele momento na estrada.
- Eu sou o parente da vítima! Eu sou o parente da vítima! Por favor, abram o caminho! Gritava Joselino.
Todos iam abrindo o caminho imediatamente sem questionar.
Finalmente, Joselino conseguiu alcançar a vítima. Ele descobriu quem foi atropelado, mas não ficou muito contente.
Quem foi atropelado foi um pobre cavalo que estava atravessando a estrada. Joselino apenas arregalou os olhos e ficou um minuto só encarando o pobre animal estendido pelo chão do asfalto, enquanto o resto da multidão caía na gargalhada.
Joselino voltou quieto para o carro e lá esperou até a hora que o trânsito liberasse novamente, enquanto era o motivo de gargalhadas naquela estrada.
Entretanto, como não sabe ficar calado, ficou conhecido apenas como "O parente da vítima" em sua cidade.
Baseado em fatos reais