Café com farinha

O relógio marcava alguns minutos depois das 06:00 horas a vegetação estava coberta pela geada.Na madrugada os termômetros haviam despencado, o que é muito comum entre os meses de junho e julho na pequena cidade de Marmelopólis, Minas Gerais com pouco mais de 3000 mil habitantes, já havia despertado algumas horas atrás para mais um dia de trabalho.

Na roça o dia começa bem cedo e Joãozinho sabia bem disto,ele era guia de bois no arado, ajudava seu pai plantar batata, tomate e ainda capinava.

Com apenas 8 anos de idade ele fazia tudo isto,porém agora ele estava vivenciando uma nova fase em sua vida.

Mãos calejadas, sola dos pés rachados, o pequeno com os braçinhos cruzados tremendo de frio olhava a mãe colocar o café misturado com farinha de fubá torrado em uma garrafa.

A barriga roncando de fome Joãozinho engolia seco, ciente de que aquela seria a sua única refeição do dia durante o horário escolar.

A aula começava ás 09:00 horas porém era necessário caminhar aproximadamente uma hora e meia para chegar na escola.

Não havia meio de transportes,vida difícil, era o primogênito da família.

Com o embornal envolto no pescoço lá ia Joãozinho com seus amiguinhos para a escola,descalço,com uma camisa fina, e shortinho. No meio do caminho ,ele e os amiguinhos mandavam o lanche pra dentro ou seja o café com farinha ,quando chegava na escola já estavam com fome novamente,e quando saiam as 15:00 horas, estavam tontos de tanta fome, na época não existia merenda nas escolas.

O percurso para casa era longo, mais em um determinado trecho do caminho lá estavam os bóias-fria aguardando a garotada com os restos de bolos de fubá e eles faziam a festa...

LUVI
Enviado por LUVI em 28/08/2011
Código do texto: T3186684
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.