ARTIMANHA DE UM SOVINA
Contam os moradores que certa vez apareceu por lá um morador um tanto quanto estranho, o homem era branco como leite, diziam que era polaco embora não soubessem verdadeiramente a sua origem nem o significado a palavra polaco mas esta era a identificação do tal homem que a bem da verdade era pouco comunicativo, mas adquiriu um bela propriedade a naquele bairro, tinha uma prole de sete filhos, todos menores de idade mas que já davam duro na roças, próximo da casa, um pasto com os animais da lida e algumas vaquinhas de leite, plantava lavouras de arroz, feijão e milho como os demais, alem do que zelava com capricho dos cinco mil pés de cafés no espigão do sitio.
Contam as pessoas que conheceram o dito cujo cidadão que era uma pessoas de bem, porem bruto e sistemático, não era homem de muita prosa, seu dialogo era sim ou não raramente estendia a conversa, também não fazia visitas aos moradores do bairro, homem religioso que era, todo domingo ao raiar do dia, botava sua besta ruana na carroça de roda e ferro, juntava toda a prole mais a patroa e rumavam para o povoado para assistir as missas dominicais, isso estivesse calor ou frio, tempo firme o chovendo, a sua participação nas missas ao domingos eram favas contadas não as perdia de forma alguma.
Quem já foi agricultor sabe que esta atividade é muito gratificante mas as vezes ingrata, depende do tempo, se chover no tempo certo a lavoura produz bem, se fizer sol ou qualquer outra intempérie, o agricultor pode perder toda a lavoura e aquele ano não foi um bom ano para a agricultura, a chuva não veio no tempo certo, tanto é que a plantação de arroz do polaco só não foi pior por conta de uma várzea de onde pode colher uma dez sacas de arroz e certo dia, reclamando da má sorte, um dos vizinho de divisas comentou:
___ Mas dez sacas é o suficiente para passar o ano!
O polaco retrucou dizendo que dez sacas era muita para o ano, que cinco seria o suficiente, assim iria vender as outras cincos para levantar algum dinheirinhos para aplicação no banco. Admirado com a previsão do polaco, o vizinho comentou:
___ Mas com sete filhos! Como o vizinho faz para alimentá-los o ano todo somente com cinco sacas de arroz?
E o polaco, o que raramente acontecia, explicou:
___ É muito fácil, mando a mulher fazer o feijão bem salgado, ao comer arde a goela da criançada e eles começam tomar água, enchem a pança d’água e ainda sobra comida para o jantar.