O CUMPADRE DOS MINISTÉRIOS
O CUMPADRE DOS MINISTÉRIOS
Na época do mensalão escrevi sobre ali babá e os quarenta e não tive coragem de publicar. Hoje, dia 9\08\ll, o talvez líder do PMDB, encurralado pelo tanto de corrupções de seus ministros, alfinetou: “Será que o PT esqueceu dos 40?”. Nossa pizza é tão grande que está dando briga na hora de reparti-la. Mas os compadres, estão ali debaixo de um pé de ipê, proseando, enquanto esperam a hora se seu voto ter valor.
- Bão cumpade?
- Bamo levano.
- Ficô sabeno?
- Han han...
- Vão caçar outo ministro.
- Liberaram a caça de novo?
- Não cumpade, é o jeito de falá! Vão tirá o ministro.
- Ministro de Deus?
- Não, ministro da presidente memo.
- Vai me falá que inté a turma dele tava robano?
- Isso nem é nuvidade mais, mais, o que fico matutano é que o povão acha bão e quanto mais gente pega robano mais sobe a tar de popularidade da tar presidenta.
- Mais num é ela que põe esses bandido lá?
- É.
- Antão?
- ...
- Isso tá pareceno a história daquele safado do Zeca mascatero. Ce sabe quele enricô de novo, num sabe?
- Aquele safado me deve uns bezerro inté onte.
- Puis antão. Depois de quebrá proque num trabaia e num paga ninguém, arrumô um sirviço de adminstradô duma fazendona quesses pulítico, esses memo quês fala, quês usa pra lavá essa cobreira quês roba lá na capitar.
- ...
- O Zeca, que nunca gostô de sirviço, dispois de impregado, dispois de vê descê uma carreta de boi por semana, admitia um empregado de segundo escalão pra ficá no lugá dele quando saía pra gandaia. Tudo de cumbinação dexava o cara roubá nove cabeça de gado repartida e na décima ele “descobria” e contava pro patrão. Contratava outo safado e repetia a veiacada. Quando já estava com a boiada pronta, em sua centésima “descoberta”, foi premiado pelo patrão com um belo pedaço de terra que não cabia nas declarações do safado mor.
- Eleito inté os finar dos tempo, hein cumpade?
- Cabo eleitorar...
- Coligado...
- Ministro do... da....
- Fala não cumpade!
- ...
JOSÉ EDUARDO ANTUNES