VERBORRÉA
"Existe uma doença chamada diarréa, outra chamada gonorréa. Acho que o gosto izagerado por palavras ficulitosas deve sê verborréa".
A nossa estória versa sobre um sujeito analfabeto e ao mesmo tempo pofessor de diversas matérias em uma comunidade rural. As palavras habituais no início de suas aulas eram: "Eu sou bíblico, geógrafo e gramático e nessa cundição, gosto das palavras cumpricadas e discunfio da sabença de quem não fala o discunhicido". Oriás, condo nóis inventa aprendê coisa, cumeça a trupicá nos pobrema. Pru conta desse meu amô por palavras isdrúxas, comprei um dicionáro. Foi quaje trabaio perdido pruquê muita coisa num tá escrivido nele, cada palavra besta cuma a palavra bassôra, num tá lá, mais mermo assim ele presta pruquê tem outras coisa"
"O nome da coisa da ciênça, vem cum nome de quem discubriu a nuvidade, mais tem um tar de coque qui num dá prá intendê pruquê , se o mome era coque, ele discubriu foi o nicróbo da coquelucha e não o da tabarfulosa".
-Valdívio de Oliveira Correia-
Texto extrído do livro "Sentados no chão" da autoria do meu velho e qurido pai, que muito me orgulha, concedendo-me esta postagem! Uhúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!