CACIMBA SECA - 53

Lúcio escreveu para Daniela. Ela veio às pressas, desesperada com a notícia. Soube da triste história minuciosamente contada, super valorizada, enriquecida de detalhes.

Mandou que se procurasse Rafael, queria encontrá-lo. precisava salvá-lo. Queria-o vivo, pelo amor de Deus. Ela o salvaria. Sabia que podia salvar. Procurassem Rafael, trouxessem-no como estivesse urgentemente.

Chamou Janjão e fez que saísse com homens pela caatinga até encontrarem Rafael. Buscassem-no, longe ou perto, nessas caatingas ou em outras, em qualquer lugar onde estivesse. Não o encontraram, por mais que buscassem, perto e longe. Teria morrido? Apareceria algum dia, em algum lugar?

Daniela não podia demorar. Recomendou que buscassem ainda e se por ventura o encontrassem, onde quer que fosse, avisassem, para vir buscá-lo. As crianças ficariam desamparadas, porque Maria não podia sustentá-las, e a outra tia, coitada... Daniela levou-as consigo. Cria-las-ia e encaminharia com o auxílio de Rafaelito, mais tarde de Lúcio, que ja estava grandinho e podia ajudar, uns se amparando nos outros. Eram filhos de Rafael e eram seus filhos. Como saíram de outro ventre, poderiam ter saído do seu. Eram seus filhos. Só o amor paga o amor e para o amor não há sacrifício.

Mas, o destino... A predestinação da cacimba seca...

Dois anos depois, Daniela foi da vida. Lúcio, 13 anos completos, pensou na vida. Consultou Rafaelito, ouviu as pequenas irmãs. Não podiam ficar em São Paulo. O ganho de Rafaelito e o seu, que já trabalhava e ganhava um pouco, não bastariam ao sustento de todos. A propriedade não teria caído em dois anos. Segundo carta de Janjão, que retornara à luta, restaram algumas reses que pastavam em fazendas próximas. Pouquinhas, para recomeçar. Vinham embora, ele, Lúcio, e as irmãs. Rafaelito ficaria. Não o esqueceriam nem ele os esqueceria. Precisavam vir embora. Cuidaria das irmãs.

Rafaelito também se decidiu. Viria com os irmãos pequenos. Não os deixaria sós. Exatamente o que dissera a mãe antes de falecer, não deixasse os irmãos. E vieram todos.

Enfrentaram a vida de seus antepassados. A cacimba seca do Rapador, macambira carregada da catinga, sempre mais distante...

FIM