A travessia do Camaleão
Certo dia, no início da tarde de um dia quente, eu estava indo de táxi para o trabalho e levava a minha filha para faculdade. Foi nessa ocasião que aconteceu meu encontro com o camaleão. Ao nos aproximarmos da faculdade, que fica próximo a um local onde há muita vegetação, ele apareceu. Ele vinha caminhando e realizava a travessia da rua, que era um local que ele não conhecia bem e que não era seguro para ele. Seus passos eram firmes, mas sem muita velocidade, rumo ao seu objetivo. Ele pareceu não se dar conta do perigo que estava enfrentando. Quando eu o avistei, alertei ao motorista do táxi, mas o mesmo não teve reflexos rápidos o suficiente para evitar a colisão. Não tive coragem de olhar pra trás, mas imaginei a cena e fiquei triste pelo destino do camaleão. Depois me consolei imaginando que o mesmo estaria seguindo um plano traçado num nível mais elevado. Esse encontro com o camaleão me remeteu ao meu tempo de criança, no sítio da minha família, onde era comum encontrá-los.
Alguns meses depois, eu estava dirigindo meu carro e ia pegar a minha filha na faculdade, seguindo pelo mesmo caminho de sempre. No momento em que parei num semáforo, próximo de um local de muita vegetação, vejo o camaleão. Ele vinha caminhando e realizava a travessia em um local que podia ser perigoso para ele. Fiquei querendo sair do carro, pegá-lo nas mãos e ajudá-lo a fazer a travessia, fiquei na dúvida se devia realmente fazer isso. Nesse momento, o sinal ficou verde pra mim e os outros carros começaram a se mover. Olhei para o camaleão e percebi uma certa expressão de dúvida no seu semblante e me pareceu que desistiu de prosseguir na sua travessia, fazendo um movimento de retorno ao ponto de onde tinha saído. Eu prossegui no meu caminho e fiquei preocupado se o camaleão conseguiria atingir o seu objetivo. Nesse dia, passei novamente pelo mesmo lugar por mais três vezes, sempre procurando sinais do camaleão, mas não vi nenhum.
Ainda tenho gravadas em minha lembrança, as cenas desses encontros com o camaleão. O momento do segundo encontro, me trouxe imediatamente a lembrança do primeiro e as cenas me pareceram ligadas, como numa única sequencia.
Li no Wikipédia:
“Na simbologia de algumas tribos africanas, o camaleão é um animal sagrado, visto como o criador dos primeiros homens … encontrar um camaleão indica bons fluidos: estes animais indicam boa sorte … o termo “Camaleão” é usado na linguagem figurada … podendo significar flexibilidade”.
Na minha interpretação, o camaleão aparece-me como um animal de poder que veio naquele momento me transmitir uma mensagem de que a busca interior e travessia para outro ponto na espiral do crescimento é feita com a auto-superação, esforço dedicado, coragem, medo, dúvidas, persistência, riscos, incertezas e perigo. O Universo sempre conspira a favor, para obtermos o que é melhor pra nós mesmos. Isso significa amparo em todos os momentos e em todos os níveis.