O Caso de Sua Meretrícia e de Vossa Majestade

I

A palavra “meritíssima” num dos nossos bons dicionários nos remete de imediato ao seguinte significado: adj. De grande mérito; muito digno.

Portanto, “vossa meritíssima” é uma forma de tratamento endereçada aos juízes de direito e representa a relação de respeito entre os jurisdicionados e o julgador.

Entretanto, a palavra meritíssima possui semelhança de grafia e som com algumas outras palavras, estas com significado bem distinto. É isso o que vamos ver nas histórias apresentadas abaixo.

II

Estes casos ocorreram em diferentes ocasiões e se passaram igualmente com juízes distintos.

No primeiro deles, ao ser chamada confusamente por um reclamante pelo nome de meretriz ou meretrícia ao invés de meritíssima, a juíza saiu imediatamente em defesa própria:

- Me desculpe, meu amigo: já fui muita coisa nesta vida, mas essa profissão que o senhor quer que eu tenha eu nunca tive não!...

III

O outro caso se passou também com um reclamante que não sabendo como se dirigir à juíza, volta-se para ela na audiência e solta a seguinte frase:

- E então: como tem passado “vossa majestade”?

A juíza então se põe a explicar ao homem que estava tudo muito bem com ela (graças a Deus, aliás), mas que ele poderia chamá-la pelos nomes de excelência, juíza ou meritíssima e que...

- “Meri”... o que?

- Meritíssima.

- Ah, bom...! Achei que a senhora tinha dito outra coisa...