Tiros em Jesse James

Naquela noite de domingo, a governanta Elizabeth preferiu assistir televisão, acompanhando os meninos, que adoravam aquele seriado do Jesse James. Neste episódio, Jesse James foi baleado e seus companheiros não estão sabendo se ele ainda estava vivo.

Os patrões de Elizabeth, o Sr. Jonathan e a Sra. Jennifer, tinham ido à missa e ela ficou com as crianças: Arthur, Julius e Milton, este último ainda era um bebê de colo e estava sob os cuidados da babá, a adolescente Cleidinha. Lá também se encontravam, Ferdinando e Batiston, amigos dos meninos. Todos estavam na sala, sentados diante da TV, bastante atentos, pois queriam saber o destino de Jesse James, que encontrava-se entre a vida e a morte.

Durante os comerciais, Arthur dirigiu-se até o portão da casa e observou a rua, procurando por algum amigo, mas não viu ninguém, a rua estava completamente deserta e ainda não eram nem oito horas da noite. Arthur retornou à sala a tempo de ouvir Cleidinha falar para Julius que havia visto um bicho no quintal. Julius foi até o quarto dos seus pais, acompanhado por Ferdinando e Cleidinha, que carregava Milton nos braços. Julius foi em busca de uma lanterna que havia na estante, mas encontrou o que não estava procurando.

Na sala estavam Arthur, Batiston e Elizabeth, quando pouco tempo depois ouviu-se dois estampidos. Batiston e Elizabeth pularam da cadeira. Arthur assustou-se com o súbito movimento deles e não tanto pelo barulho, pois achou que este, vinha da rua e não de dentro de casa. Ele não entendeu o que houve.

No instante seguinte, Cleidinha entrou correndo na sala, chorando e segurando Milton com o braço que sangrava.

Aparentando muito medo, Julius vinha logo atrás dela pedindo desculpas.

Elizabeth correu pra ela, pegou Milton dos seus braços e procurou ajudá-la.

De repente a acasa encheu-se de pessoas estranhas, vindas da rua.

Nesse exato momento, chegam o Sr. Jonathan e a Sra. Jennifer, trazendo enorme alívio para todos, e levam Cleidinha para o hospital.

A bala tinha entrado no braço, próximo ao ombro, e se alojou nas costas, na altura da omoplata, por sorte e a providência divina, a bala ficou um pouco abaixo da pele e sua retirada foi fácil. A pequena cirurgia foi feita no consultório do médico e Cleidinha retornou para casa naquela mesma noite.

A arma estava guardada numa caixa de livros, na estante. Era calibre 22, um revolver pequeno e fácil de uma criança empunhá-lo. O Sr. Jonathan falava que tinha comprado aquela arma para sua esposa e a Sra. Jennifer fazia o sinal da cruz quando ele dizia isso.

Nessa noite, o Sr. Jonathan certamente não teve um sono tranquilo. Por descuido, ele deixou uma arma carregada ao alcance das crianças e por pouco não aconteceu uma tragédia.

Nos dias que se seguiram, Cleidinha ficou com o braço imobilizado e o assunto foi tratado pelos meninos como algo engraçado, pois não tinham noção do ocorrido.

Durante algum tempo, um buraco na parede revelava o lugar onde a segunda bala tinha acertado. Este episódio tornou-se conhecido em todo bairro. O Sr. Jonathan aprendeu uma grande lição e livrou-se do revolver o mais depressa que pode.

No filme, Jesse James recupera-se dos seus ferimentos e aparece são e salvo no domingo seguinte. A arte imita a vida.