OS FILHOS DO CORONEL BASTIÃO

Tem uns assuntos que ninguém fala, ninguém viu. No grande interior brasileiro está cheio de irmãos casados com irmãs e ninguém sabe porque no passado, os sabedores da história se calaram.

- E aí cumpade?

- Bamo levano.

- Trabaiô hoje não?

- Santa Gerturdes cumpade, muié dexa não.

- E as nuvidade?

- O cumpade Taliba andô me contano umas história que credito não.

- Qualé as história cumpade?

Cê lembra do coroner Bastião num lembra?

- Lembro sim cumpade. Meu falecido pai me contava que o home era igual coeio.

- É memo. O meu pai já falava que o home num pudia vê uma nuve no céu que muntava na mula e passava douto lado do ribeirão. E naquele tempo chuvia de verdade né cumpade?

- O corgo ficava cheio a noite intêra!

- Cê já reparô que ele num dêxô fio dele casá cum ninguém daqui.

- Já cumpade. Munta gente achava quera disfeita mas acho não...

- Ele tinha é medo, né cumpade?

- Abençoá o casamento de irmãos, Deus que me live...

- Mas o cumpade Taliba me contô uma pió...

- Qualé cumpade?

- Diz que o segundo casamento do coroner foi bem longe daqui, numa tar de Guapé. Diz o cumpade que no dia da lua de mel o coroner ficô tamem cuma camareira que tinha por lá. Os ano passou e seu primeiro fio do segundo casamento falô que queria se casá com uma moça lá dessa tar Guapé. O coroner tranquilo só preguntou o que o pai da moça fazia. Ela não tem pai não! Rispundia o fio. E a mãe, faz o quê? Priguntava o isperto coroner. Ela é Juiza de Direito. Antão marque o casamento meu fio proque tô memo pricisano da ajuda de uma juiza proque tem munta gente quereno reparti essas terra que são docês...

- Parô proque cumpade?

- Fico arripiado cumpade?

- Mas antão...

- No dia do casamento o coroner feiz vi uma jardineira pra levá a prole, carros de boi na frente com cascaio e pedras pra tapá os buraco da estrada, peões mais a frente avisano de sua chegada...

- Tô ficano afrito cumpade...

- Mais dispois de tanta lambuzera, o coroner já no artar junto do fio pra isperá a noiva, apareceu a juiza cos papéis do casamento civir. Diz que quando o home viu a muié, se alembrô da camareira e caiu durinho aos pés do altar.

- Mais antão num teve casamento?

- Teve cumpade. Dizia o santo padre que aquele casamento estava fadado a acabar só depois da morte porque o coroner se emocionô tanto que morreu aos pés do artar.

- Cuis credo, cumpade...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 24/06/2011
Código do texto: T3054917
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.