Tudo é muito fácil!

Outro dia escutei a seguinte conversa dentro do ônibus entre dois meninos e uma menina de aproximadamente 14 anos:

Menino 1: Nana, ontem eu peguei a sua prima a "Vivi pega".

Menina: Você sabe o porquê do apelido dela né, já pegou a escola inteira (risos), mas se eu fosse bonita igual a ela até eu ia ser assim, ela "ficou" até com o Flávio.

Menino 2: Ele é outro que "pega" todo mundo.

Menina: Tenho a maior vontade de "catar" ele também.

Menino 2:Se quiser eu faço o esquema.

Menina: Melhor não, se minha prima fala para minha mãe eu tô lascada.

Menino 1:Sua idiota, como você fez com os outros meninos que "ficou", você é pior do que sua prima, pode não ter ficado com a escola inteira, mas metade dela já passou na sua mão.

Menina: Mentira sua, eu só fiquei com oito (começou a contar nos dedos), acho que foi só isso esse ano. E você porque está falando de mim, já "ficou" com um monte de menina?

Menino 1: Eu sou homem, posso tudo!

Menina: Você homem (risos escandalosos)

Menino 2: Não fica "tirando onda" da cara do meu irmão se não eu te "soco" menina.

Menina: Eu gosto de apanhar mesmo, depois é só dar uns beijinhos que passa (risos mais escandalosos ainda a ponto de incomodar os passageiros).

Menino 2: Nana fica comigo!

A menina o agarrou e tascou-lhe um beijo

Menino 2: Tá vendo sua "vadia" até comigo você ficou agora, daqui a pouco vou te chamar de "Nana pega".

A menina abaixou a cabeça pensativa quase chorando e o menino acrescentou "isso é para você deixar de ser trouxa".

Fiquei pensando por horas sobre isso e cheguei a seguinte conclusão, antigamente as pessoas eram vistas como números dentro de empresas, hoje isso foi ampliado para o lado emocional, elas se tornaram praticamente "objetos de uso crônometrado", são cada vez mais desprezadas, desvalorizadas e depreciadas. Na verdade o que tem acontecido é um auto-desprezo, uma auto desvalorização e uma auto depreciação e isso tende a piorar se os comportamentos não mudarem, hoje em dia tudo está muito fácil, mas nem sempre o caminho mais fácil é o melhor caminho a seguir.