O estranho companheiro.

Já iam dar meia noite quando Chico cipó passou apressado pelo caminho do cruzeiro.

Ele havia ficado até tarde no bar do cabelo bebendo e jogando baralho com seus velhos colegas de noitadas.

Tinha perdido o que tinha e o que não tinha, só lhe restara agora ouvir as broncas de Quitéria, sua esposa que por sua demora já devia estar praguejando, pois já conhecia a fraqueza do marido que adorava um carteado.

E assim seguia Chico cipó, pensativo. Ele Ainda estava sóbrio, pois não bebera quase nada, também tinha perdido o todo dinheiro e há tempos o cabelo não lhe vendia mais fiado.

E enquanto seguia ia imaginando as broncas da esposa,quando ouviu no meio da escuridão uma voz desconhecida.

-Bas noite, compadre!

Chico cipó quase teve um treco com o susto que levou.

-Bas noite!Respondeu de olhos arregalados tentando enxergar quem o cumprimentou.

_O senhor tem fogo? Tenho cigarro e to doido pra fumá.

-Tenho. Disse já acendendo um fósforo procurando além de acender o cigarro ver o estranho companheiro. Esse arrancou o filtro do cigarro e deu uma cusparada no chão e perguntou.

-Que má lhe pergunte, o ce vai pra vila do sossego?

_vou, eu moro lá. Disse meio sem querer responder.

-Vóis mecê, vai pelo cruzeiro ou pela rodovia?

-Oras, é claro que vou pelo cruzeiro!É o caminho mais curto, por lá leva apenas quinze minutos, já pela rodovia quase uma hora.

-Homem, ouça meu conselho. Vá pela rodovia.

-Mais moço, o senhor num é daqui se fosse também iria pelo cruzeiro, pois é mais rápido.

Disse Chico cipó passando a mão pelo rosto em sinal de impaciência.

O estranho deu mais uma tragada no cigarro que segurava com todo jeito nas pontas dos dedos e depois de outra cusparada emendou.

_Home, to dando um conselho precioso... Me ouça.

CE vai pelo cruzeiro ou pela rodovia é uma escolha sua, eu se fosse você iria pela rodovia.

_Com todo respeito!Vóis mecê que é que num tá entendendo. como já disse ,o ce num é daqui,por que tanta insistência nessa conversa,estou atrasado e é melhor ir pelo cruzeiro...

-(Cusp!) oce quem sabe. A meu ver se chegar atrasado um minuto ou uma hora à bronca será a mesma.mais é melhor perder uma hora que uma...

-Uma! O que?Num to entendendo!Porque insiste que eu vá pela rodovia se pelo cruzeiro é muito mais rápido?

O estranho companheiro deu mais uma cusparada no chão, apagou o cigarro com as pontas dos dedos e depois de guardar a bituca continuou.

_Realmente o senhor esta certo. Eu não sou daqui ,mais também estava indo pra vila do sossego

.Fui aconselhado por um amigo a ir pela rodovia, por ser mais seguro. Mais me disseram também que pelo cruzeiro era mais rápido e eu economizaria meia hora,e assim fiz.

_Decisão acertada. disse Chico cipó.balançando a cabeça como quem diz.-Num disse.

_Porem, em frente ao cruzeiro. continuou o estranho .Fui atocaiado por dois assaltantes que levaram a coisa mais preciosa que eu tinha...minha vida.Meu corpo encontra-se agora jogado no meio do mato perto do cruzeiro,e os assaltantes ainda estão lá à espera de outro desavisado que espera economizar quinze minutos.

_ (Gluo!resc,resc rangeu os dentes de Chico cipó.)

_Por esse conselho valioso espero que avise as autoridades para que meu corpo seja encontrado. Depois de dito isto sumiu deixando Chico cipó sozinho na escuridão.

Esse saiu em disparada e não pensou duas vezes, foi pela rodovia.

No outro dia logo bem cedo fez cumprir a promessa feita à alma que o salvara a vida.

Mandou também rezar uma missa encomendando a alma e sempre que pode acende uma vela.