A roda gigra.
Eu penso que o universo, em certos dias, conspira para que tudo corra contra a maré positiva que eu tento projetar pro mundo. Sabe quando você faz de tudo pelas pessoas, por aqueles a quem você ama e zela, faz favores, concede privilégios, entre outras coisas e o que você recebe em troca, do mundo e de algumas pessoas, é só patada, só coisa ruim, tudo gera problema, tudo acaba em discussão... isso cansa!
Aí pra piorar você liga a televisão e vê lá, Fulano acusado de assassinado é solto depois de pagar fiança, Ciclano após fraude no governo é solto e inocentado, Beltrano violenta própria filha e é considerado louco e internado, menina sofre em silêncio. Toda essa gente ruim, gente má, péssimos espíritos... se safando das coisas horríveis que fazem, tendo uma maré de sorte, de extrema felicidade. Qual é essa teoria explicativa? Aquela que, Deus escreve certo por linhas tortas? Deus que tome aulas de caligrafia, que use óculos, que faça terapia com alguma entidade superior, porque as coisas andam às avessas aqui no plano terreno. Falo mesmo.
Mas o que conta é você, ao perceber toda essa confusão de resoluções e infortúnios, não se render ao "lado negro da força", tem que continuar sendo uma boa pessoa, mesmo que essa bonificação, essa consagração e recompensa, demore muito para chegar, é questão de karma e dharma, de roda da vida. A teoria da vida ser como uma roda é simples: a roda gira, uma vez se está em cima, outra vez se está por baixo. E isso é contínuo, nem toda fase ruim dura pra sempre, nem toda fase boa é eterna, tudo na vida tem seus altos e baixos, todo karma que você acumula uma hora volta pra você, uma ou três vezes maior, tanto faz, mas o importante é que volta. Por mais que essas pessoas ruins estejam em boas circunstâncias, o dharma volta e pega a alma pelo colarinho arrastando pra sombra à quem lá pertence. A roda continua girando. Gira pra mim e pra você.
O namoro acabou? Chore o necessário, curta a fossinha básica mas bola pra frente que o mundo está cheio de pessoas interessantes. Perdeu o emprego? Desolador, eu sei. Mas tem que continuar investindo em si mesmo e correndo atrás de boas oportunidades que uma hora tudo se resolve. Todos os problemas na vida têm solução, as vezes só é complicado de encontrar isso tudo. Seria muito mais fácil se a vida viesse com manual, com aqueles "passo a passo" pra deixar tudo mais leve, mas aí vale pensar que a leveza tiraria toda essa etapa de dor, perda, superação, amadurecimento e posterior felicidade certo? A roda continua girando, tudo na vida é cíclico, algumas etapas encontram seu fim, outras acabam tendo um recomeço logo adiante, mas o importante é que você consiga tirar uma boa lição de tudo, até mesmo daquela briga revoltante com as amigas. Tudo acontece por um motivo, permita-se observar os acontecimentos com olhos críticos.
Entre revoltas e dúvidas, dores e decepções, o que importa é sofrer apenas o necessário, curtir a dor da cicatrização de um machucado feito à fundo no peito. Não prolongue algo que não te traz coisas boas, não torne a vida um eterno martírio, um fardo a ser carregado por tempo indeterminável. A vida é uma grande roda gigante, com paisagens lindas a serem vistas lá do topo, mesmo que, quando se está embaixo, não se consiga visualizar o azul do céu, o importante é ter em mente que ele está sempre lá, e que na próxima rodada, é a sua vez de ver o sol brilhar.