FEIJOADA

ESTA IGUARIA DA COMIDA MINEIRA, BRASILEIRA E ATÉ INTERNACIONAL TEM SUA ORIGEM NO DESCASO DOS SENHORES, DONOS DAS MINAS DE OURO, COM OS PERTENCES SUINOS.

DE UMA FAMÍLIA GRANDE, ÉRAMOS NOVE, MINHA MÃE CRIAVA ESTRATÉGIAS PARA QUE O ALIMENTO DESSE A TODOS NÓS – SITUAÇÃO BEM DIFERENTE DOS GRANDES SENHORES DA ÉPOCA DO IMPÉRIO.

NOSSA MATRIARCA BRINCAVA CONOSCO AO FAZER NOSSAS REFEIÇÕES. UMA GALINHA ERA POUCA, PARA TANTAS PESSOAS, BOAS DE BOCA. NÃO PENSO QUE NASCEMOS PARA COMER, MAS COMÍAMOS COM MUITO PRAZER. DA SOPA, NOSSA MÃE FICAVA SEMPRE COM OS PÉS, E JUSTIFICAVA: NÃO COMAM OS PÉS DE GALINHA, NÃO! SENÃO VOCÊS NÃO JUNTARÃO DINHEIRO. (CÁ EM MINAS HÁ ESSE DITADO, POIS DIZEM QUE A GALINHA CISCA SEMPRE PARA TRÁS E QUEM COMER SEUS PÉS ANDARÁ PARA TRÁS, TAMBÉM).

E MUITOS OUTROS CAUSOS CONTAVAM POR AQUI, COM RELAÇÃO À COMIDA; UM DELES, MAIS FAMOSO, IMAGINO, ERA O DA FEIJOADA.

ESTE CAUSO REMONTA AOS TEMPOS DA COLÔNIA, EM MINAS. OS DONOS DAS CASAS GRANDES, SENHORES DAS FAZENDAS, DAS MINAS GERAIS VIVIAM EM CONSTANTES COMEMORAÇÕES. O ABATE DE PORCOS ERA UMA ROTINA PARA AQUELAS FESTAS QUE ADENTRAVAM A NOITE FARTANDO A COMILANÇA.

NAS MESAS GRANDES SÓ APARECIAM, JUNTAMENTE COM OUTRAS ESPÉCIES, PERNIL E LOMBO DOS SUÍNOS. AS OUTRAS PARTES DO PORCO ERAM DESCARTADAS, SALGADAS E ENVIADAS ÀS SENZALAS PARA QUE OS ESCRAVOS, COM O DECORRER DO TEMPO, FOSSEM FAZENDO USO DAQUELAS PARTES.

OS PÉS, PARA OS SENHORES, SEM PENSAR EM COMÊ-LOS; NEM DE GALINHA, NEM DE PORCO. ECA! TREM NOJENTO! DIZIAM ELES. E ASSIM ÍA: O RABINHO, AS ORELHAS, OS LÁBIOS (Rs, Rs), AS COSTELAS, A PELE, PARTE DO TOUCINHO.

MAS ISSO TUDO, PARA OS ESCRAVOS, TINHA SERVENTIA. APÓS VÁRIAS FERVURAS RETIRANDO O SAL, OS INGREDIENTES ERAM COZIDOS COM FEIJÃO E SERVIDOS COM ARROZ BRANCO.

SAPIENTES COMO AS ESCRAVAS ERAM, INCLUÍAM AO CARDÁPIO, PARA MELHORAR A DIGESTÃO DOS COMPANHEIROS E CRIANÇAS, COUVE PICADINHA – NO TERREIRO HAVIA EM ABUNDÂNCIA – TOMATES, PICADOS MIÚDOS COM CEBOLAS E PIMENTÕES, E COM MUITO LIMÃO VINAGREIRA ESPREMIDO. LARANJA ÁCIDA TAMBÉM ERA SERVIDA PARA QUE OS ESCRAVOS VOLTASSEM AO TRABALHO COM MAIS DISPOSIÇÃO.

QUE JUDIAÇÃO FAZIAM COM OS ESCRAVOS, HEIN? COMEREM O QUE ERA DESCARTADO!

ATUALMENTE EXISTEM ALGUNS RESTAURANTES, AQUI EM BELO HORIZONTE, QUE SÃO CONSIDERADOS COMO SENZALAS DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE PESSOAS QUE SE ESCRAVIZA, QUERENDO SABOREAR DESSE PRATO TÃO TRADICIONAL.

PEDAÇOS DAS TÁBUAS DO CHIQUEIRO SÃO UTILIZADOS COMO PALITOS, DE TÃO AUTÊNTICO É O PRATO! (Rs,Rs)

Palavras-chave: história da feijoada, origem da feijoada, feijoada mineira