ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS

Neste período da quaresma, em Morro Vermelho MG, um grupo de pessoas se dá à crença de “Encomendação das Almas”.

Reza a lenda que as pessoas, todas as sextas-feiras da quaresma, saem em grupos pelas ruas afora, entoando cantigas que lembram pedido de auxílio a Deus pelas pobres almas que não descansam em paz, por não ter havido, em vida, essa encomendação.

Dizem que, quem tem medo de almas penadas, não deve percorrer as vielas, com pena de atrapalhar os trabalhos.

Quem é destemido e participa do cortejo, não pode espiar atrás, pois quem ousou em assim agir, ficou mudo, com os olhos esbugalhados e com os cabelos que não deitam, nem com chapinha.

De roupas sombrias e com velas de cera descem a ladeira até a porta do cemitério.

As pessoas colocam nas portas de suas residências um vasto café com ricas guloseimas da tradição mineira. Assim, de porta em porta o grupo vai passando e escolhendo o quê comer.

No buteco do Sr. João, ao lado da Matriz, Seu Simplista disse que, ele acompanha a turma às sextas-feiras, mais pela broa de milho que por qualquer outra coisa.

Quando ele brinca dessa forma, há sempre quem diga que, quando termina a quaresma, a tristeza toma conta do Simplista.

Mas brincadeiras à parte, o mais interessante é que a tradição permanece viva, por lá.