CONFUSÕES DE UM PAPAGAIO
Lúcia tinha um papagaio muito falador, seu nome? Manelito era muito falante e aprontava todas com todos da casa, e os que não eram também.
Precisava-se tomar cuidado com o que se falava perto dele, ainda mais se falasse mal.
Todo cuidado era pouco com esse danado pássaro. Era então uma guerra quando se descobria que ele era o culpado de alguma coisa. Mas um dia Lúcia esqueceu-se da presença do tal temido papagaio e falou mal de sua amiga Lara. Não que se fosse algo tão feio assim, mas que nunca ninguém havia - lhe dito em alto e bom-tom.
Lara era menina muito namoradeira, e beijava muitos meninos na escola.
Essa atitude de Lúcia deixou Lara muito desgostosa e foi ter com Lúcia em sua casa.
Lá chegando foi recebida pela mãe de Lúcia.
- Entre Lara, Lúcia já vem querida. Quer alguma coisa, um suco com biscoitos?
- Não obrigada, eu só vim falar com Lúcia.
- E posso saber do que se trata?
- É melhor a senhora não se meter nessa conversa.
- Olha o respeito menina, eu podia ser sua mãe também.
- Mas não é, e chama logo sua filha que estou ficando impaciente.
Lúcia entra na sala e diz a mãe:
- Pode deixar mãe, eu resolvo logo isso tudo.
- Muito bem Lara do que se trata?
- Fiquei sabendo que você disse que sou namoradeira e saio beijando todos os meninos da escola. Quero saber se isso é verdade?
- E quem foi que lhe contou? Ah, eu sei quem foi, só pode ter sido a Tina.
- Ela esteve aqui em casa tem dois dias e o Manelito ouviu a minha conversa com minha mãe e falou quando ela cá esteve. Mas tudo bem, eu não disse nenhuma mentira, ou disse Lara? A menina ficou toda vermelha e por essa não esperava.
- Olha Lúcia eu nunca imaginei que você pudesse falar mal de mim pelas costas.
- Tudo bem Lara, eu reconheço que agi errado, mas eu não saio falando para todo mundo, falei pra minha mãe que é minha amiga em primeiro lugar.
- E você precisa tomar cuidado com o que faz na escola, daqui a pouco está todo mundo falando de você pelas costas, mas como sou tua amiga de verdade, melhor dar uma amaneirada nessas suas atitudes.
Lara ficou toda sem graça e a mãe de Lúcia entrou na sala com uma bandeja de suco e biscoitos. As duas amigas sentaram então na mesa e conversaram como há muito tempo não faziam. E ficou combinado que não deveriam falar perto de Manelito. Esse papagaio era terrível mesmo. De uma amizade ele poderia por fim.
Lara foi embora toda contente, afinal tudo não havia passado de um mal-entendido, o culpado de tudo era aquele papagaio falador.
Mas como toda desgraça é pouca, ele aprontou novamente, e dessa vez foi mais longe ainda. A mãe de Lúcia telefonou ao mecânico e falou ao telefone perto dele:
- Alô, quem fala? Oi Paulo, tudo bem?
- Olha preciso que você faça um favor a mim. Ele estava ouvindo do outro lado, mas Manelito não e entendeu tudo mal.
- Isso mesmo Paulo precisa apertar os parafusos bem apertadinhos, e olha que disso meu marido entende, mas anda sem tempo.
- Ah também você precisa por aquelas luvas nas mãos.
- Sim ficou aqui da última vez. Eu sei que está com seu tempo todo atrapalhado, mas você bem pode encaixar.
- E tem mais umas coisinhas que você tem que fazer. E ia falando com Paulo e Manelito ia ouvindo tudo com atenção e interpretando da maneira dele.
Quando o marido chega em casa vai direto ao Manelito e pergunta a ele:
- Então meu velho, tudo em ordem aqui em casa?
- curupaco, Paco, Paco, Paulo vem apertar a mãe, Paulo vem apertar a mãe.
O marido já ia ficando vermelho de raiva, ele continuava.
- Vai por luvas, vai por luvas, dá uma apertada na mãe, o marido não dá maissss.
- Vai encaixar a mãeeeee, vai encaixar a mãeeeee e nem tem hora para ir embora.
Aquilo foi a gota na taça, e o marido sai todo enraivecido procurando a esposa pela casa. Encontra sua filha e pergunta:
- Lúcia onde está sua mãe?
- Pai que foi? Ela está lá em cima no quarto, mas o que houve pai?
- É uma conversa que ouvi do Manelito e quero tirar isso a limpo.
- Esse papagaio só arruma confusão, o senhor viu outro dia o que ele aprontou comigo e com a minha amiga Lara. Não se pode levar ele a sério.
Mas o pai sai todo danado a procura da mãe e a encontra no quarto.
-Que conversa é essa que ouvi do Manelito? Que história mais estapafúrdia me contou, o Paulo veio aqui em casa hoje? O Manelito ficou contando que eu não aperto mais nada. Ah mulher conta essa história direito.
Mas a esposa começa a rir sem parar, não se aguenta com tudo aquilo que o marido diz, e deixa-o mais nervoso ainda. Quando Lúcia entra no quarto dos pais e pergunta o que houve. A mãe então com muito custo consegue contar pra filha.
- Pai, mas o senhor ainda leva a sério o que esse papagaio fala? Só arruma confusão e traição, isso sim.
- Mas ele vai continuar aqui em casa.
- Então aguenta a língua dele e não reclame. Diz a mãe de Lúcia.
Enfim tudo ficou esclarecido, mas hoje a turma toda nessa casa tem cuidado com Manelito, afinal falar perto de papagaio dá nisso. Língua solta e todo prosa ele só quer arrumar confusão nessa casa.
Ainda conto outras de Manelito. Essa foi só uma amostra do que ele é capaz.
Se for arrumar um papagaio, melhor ter um que não fale nada, nunca se sabe o que ele vai aprontar.
Silvya Regyn@
11-04-2011