A LENDA DA GURIA DOS PAMPAS

 
Contava a lenda que havia uma guria nos arredores do Rio Grande do Sul, que adorava escrever.
Chegou a idade de casar, e os pais da guria queriam arranjar casamento.
Diziam que escrever era coisa de chirua, e que a estavam criando para casar e cuidar do marido, como todas as mulheres de família.
Pouco tempo depois, foi apresentada ao vizinho da estância ao lado.
Mas a guria não queria, e aos prantos escrevia suas dores no papel.
Um dia, o pretendente ao visitar a guria, teve o compromisso desfeito.
Os pais inconformados com a atitude da filha, cuidaram de recuperar o compromisso e apressaram os preparativos do casamento.
A guria ao saber que seria obrigada a se casar, encilhou seu cavalo, e saiu a galope pelos pampas.

Dizem que veio uma tempestade muito forte e arrasou os pampas.
No outro dia, o cavalo voltou para a estância sem a guria.
Ao fazer uma busca, encontraram a guria em estado lastimável, com os braços entrelaçados na sacola de couro.
 
Ao abrir a sacola de couro foi de partir o coração.
Um livro a guria tinha, para servir-lhe de inspiração.
E o diário onde escrevia toda a sua emoção.
Enquanto seu pai lia, lágrimas rolavam no chão.
No diário dizia:
 
Amo meus pais profundamente,
Mas viver sem escrever, é como viver sem dente;
Engole-se a comida inteira, e quase afoga a gente.
 
Por isso decidi ir-me embora,
Prefiro casar com a escrita,
Do que viver sem memória.
 
Vou para lugar bem longe,
Onde posso escrever em paz,
E um dia volto sorrindo,
Na alegria que a escrita me traz.
 
Assinou: Guria dos Pampas.
 
 
Os pais da guria viveram o resto dos dias em descontentamento.
Muitos choraram no funeral da guria escritora, e ela jamais ficou no esquecimento.
Conta a lenda, que em dias de tempestade, a guria sai a galope pelos pampas trajando vestido de prenda branco.
Gaúchos e prendas dizem ser o fantasma chorando triste, outros dizem ser o anjo da guria dos pampas, que não podendo escrever, expressa sua liberdade galopando pelos pagos do Rio Grande do Sul.


                                           ~~ 0 ~~


(*) Minha homenagem ao Rio Grande do Sul, com todo o carinho que tenho pelos pagos e respeito ao povo hospitaleiro.



(*) Imagem do google.
Sary
Enviado por Sary em 01/04/2011
Reeditado em 03/04/2011
Código do texto: T2884162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.