O CARTAZ DA VIÚVA
 
Não fui muito longe para saber sobre aquela mulher que tinha um cartaz imenso naquela comunidade e tudo que a mesma queria muita gente fazia questão de fazer e tirar de onde tinha pouco para ofertar a quem já tinha muito, tamanha a popularidade desta mulher. Quando pela primeira vez o destino lhe fizera viúva ainda mocinha, não mais que vinte e poucos anos de um sujeito conhecido por ajudar sempre a todos que dele precisasse.
 
Desde, pagar pequenas coisas, até mesmo dar uma casa de presente para um dos necessitados, enquanto todos de bem sobre este falavam, comentando sobre as suas venturas. Pois, por ser, digamos bem afortunado, não tinha para ele nenhuma discriminação, este era querido por homens, mulheres, crianças e velhos.
 
Mas, certo dia este primeiro marido juntamente com outros companheiros foram bombardeados, durante a segunda guerra, seu navio, um caso muito comentado por muitos de uma época distinta, fora atacado por navios alemães na costa brasileira isto durante a segunda guerra mundial.
 
Pois bem, o fato é que esta viúva por causa de uma boa pensão que deixara este marido ficara bem, tendo tudo nos conformes, e um bom dinheiro que para consumo resolveria mais de um caso. E assim, por não se acostumar a viver solitária, casou novamente com um homem que nada em sua vida tinha, a não ser uma jangada velha, e uma caiçara para quando a noite chegasse e o frio apertasse, ele descansasse um pouco.
 
Porém, era um sujeito muito simpático, e sendo assim conquistou o coração desta mulher que de repente achou que este poderia ser seu segundo marido, e assim fez. Casou com o mesmo sabendo sobre sua real situação. Fez deste um homem também de certa notoriedade em toda comunidade, e porque não em toda região que falavam sobre dela.
 
Este homem trabalhou como um condenado, mas nunca além de alguns trocados para se manter durante vida conseguiu. E assim, tudo quanto o mesmo tinha era porque senão dela devido ter tudo o quanto o primeiro marido lhe deixou. Casas, terrenos, carros e uma pequena fábrica de roupas. O segundo marido apesar de não poder lhe dar nada, apenas para ela que tanto ansiava ter filhos, deixara mais de dois.
 
Alguns chegaram a se interessar pela política e outras coisas naquela comunidade, outros nem tanto, mas ela fez por onde ajudar a muitos pelas redondezas sem ter nada em troca somente gostava de ter pessoas ao seu lado para fazer tudo o quanto ela queria. E sendo assim, o primeiro deu a ela tudo que o dinheiro pode proporcionar. Enquanto o segundo realizou o sonho desta mulher que tanto queria ter seus próprios filhos. A meu ver uma sortuda que  consegue suas coisas com esforços dos seus.