Depois da Farofa...Seu Agenor Volta Pra Casa

Bem, e agora? O Seu Agenor não morreu, o seu desmaio foi por um tempo mais prolongado, e o Balbino, o desesperado, apavorado, e falastrão que foi logo dando como morto o pobre do Agenor? Estou aqui pensando no Josué e no Bastião que adentraram na mata e devem estar correndo até hoje!Isso sem falar na Dona Chica e as filhas que estão num lamento só! E os amigos? E os vizinhos?

Bom, o Seu Agenor até que chamou pelos amigos, mas, quem fica depois de saber que a pessoa estava morta?

Seu Agenor, cansado de chamá-los e não ter resultado,sentou-se debaixo do pé de paineira e foi comer o restante da farofa e beber mais um pouquinho daquele café, que a Maria o coava tão bem.

Feito isso, é hora de regressar e o ex-defunto, aproximou-se do carro de boi, sentou-se e deu partida para o tão sonhado lar.

Já com saudade da família, o Seu Agenor sem entender nada, até ensaia um assobio, um aboio ,e põe-se a falar com os bois, que o entendia muito bem.

Ao longe dava pra notar algo diferente, pois, em meio às vozes, choros e conforto, a suposta viúva ainda inconformada chorando ao lado das filhas, e o lá o Balbino com seu jeitão, consolava daqui, dali,e sempre falastrão e dizendo:

- Óia gente!Ele era um home bão e a álima dele é boa!E já deve inté de tá cum Deus lá no céu!

e lá vem o Seu Agenor e a cada passo da criação a porteira ia crescendo, pois, se aproximava do sagrado lar.

Ao chegar na palhoça, o primeiro espanto. O Quincas curador, estava arrancando umas raízes para a sua farmácia natural perto da porteira e ao ver o Seu Agenor, o curador saiu correndo e foi pro mato afora e levou a cerca de arame farpado no peito feito um boi bravo.

Sem entender nada o Seu Agenor ficou calado e prosseguiu.

No terreiro que fica na frente da casa, bem varrido por sinal, estavam os parentes e amigos e aos verem o suposto morto saíram correndo em meio às galinhas e os leitões rumo ao riacho.

Ao ouvir aquele barulho, o Balbino o mais assanhado vai até à porta e fica frente a frente com o Seu Agenor e grita:

- Me Sarva Jesus! É assombração! Cruiz Ave Maria!Tem dó de nóis!

Ele saiu em disparada, tropeçou em um pilão e caiu inconsciente lá debaixo do pé de gameleira que ficava lá no quintal.

E o Seu Agenor:

- O que foi Barbino? Parece inté que ta veno assombração home!O que deu nocê?

A Dona Chica que estava com as filhas no fundo do quintal, veio correndo, ao ouvir a voz do marido, e com um pouco de receio o abraçou junto das filhas, enquanto o Balbino em desmaio era abordado pelo Leão, cachorro de estimação do Seu Agenor.

Ele ficou desacordado até o momento em que um vizinho disse:

- Óia! Eu acho que foi o Balbino que morreu! Inté agora o home num acordô!

O homem abriu os olhos e saiu num galope feito um burro bravo e sumiu. Deve estar lá nas bandas do ribeirão do mesmo jeito! Falastrão e apavorado como sempre!

Dizem que depois de três dias, o Josué e o Bastião apareceram, e foram contar o caso, o Quincas Curador mudou-se da região, dizendo que aquilo era coisa de outro mundo, a Maria tá alegre! Pois, o Josué a pediu em casamento e dizem que o Bastião que namora a Ritinha lá na corrutela do Brejo, vai se casar no mesmo dia, horário e igreja com o amigo Josué.,.amizade antiga! Acho vai ser uma festança daquelas.

Ah! O Seu Agenor?Ainda viveu por muitos anos!Dizem nas redondezas que ele morreu foi de velhice. E desta vez, ninguém correu.

Mais um causo do sertão querido!

Inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 21/03/2011
Reeditado em 07/08/2023
Código do texto: T2861977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.